Empresa que organiza a Race Color em VV é investigada por fraudes em corridas de rua no DF

10290637_395991823891771_7338927090813567658_n
Material apreendido pela Polícia Civil do DF durante a operação. Foto: Divulgação Deco

A empresa Opinar, que seria a responsável pela organização da Race Color, em Vila Velha, foi alvo de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal que investiga fraudes na realização de corridas de rua. No Espírito Santo, a “corrida colorida” seria realizada no próximo final de semana na orla de Coqueiral de Itaparica e a empresa comunica através do site oficial a transferência do evento para fevereiro de 2015.

De acordo com reportagem do jornal Correio Brasiliense, as investigações da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco) desarticularam uma suposta organização criminosa acusada de desviar dinheiro da Federação de Atletismo do DF (FAtDF).

Segundo o inquérito policial, no período de um ano a entidade esportiva teria promovido pelo menos 20 corridas de rua e, em pelo menos cinco delas, havia indícios de fraude. A reportagem do Correio Brasiliense apurou que a prestação de contas dos gastos com as provas de rua teria sido feito por meio de documentos falsos. A empresa Opinar, que divulga e assina a organização da prova em Vila Velha, é acusada de emitir notas fiscais em uma corrida ocorrida no Gama, cidade satélite de Brasília, em setembro de 2012.

O proprietário da Opinar, Laércio Carlos Rodrigues, também é diretor administrativo da Federação de Atletismo, e está sendo investigado pela Deco, segundo a reportagem do Correio Brasiliense. Durante as diligências, os agentes da unidade especial da Polícia Civil constataram que a empresa nem sequer possui sede no endereço constante junto à Receita Federal.

Corrida seria no próximo final de semana em VV e foi transferida para fevereiro 

Race Color

O Blog Corrida de Rua tentou contato telefônico com Laércio Rodrigues, que se identifica via email como “coordenação Race Color 5K”. No entanto, o número permanece desligado.

No site que anuncia a realização da prova e que há alguns dias as inscrições estavam disponíveis, foi publicado um aviso de adiamento da data da corrida, que seria no próximo domingo (07), na orla de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha, para o dia 22 de fevereiro.

O motivo do cancelamento seria um problema no fornecimento da produção do pó colorido. “Contatamos outros fabricantes em Minas e Bahia, que não tiveram como atender em virtude do tempo para a fabricação do mesmo, diante deste fato teríamos que adiar para janeiro, mas devido as férias escolares iríamos prejudicar muitos participantes inscritos, então decidimos pelo mês de fevereiro de 2015”.

A organização da prova orienta os corredores inscritos que não puderem participar da prova na nova data a transferir sua vaga para outra pessoa. “Se você puder participar na nova data citada e quiser continuar com o seu lugar garantido nos 5k mais alegre e colorido do País, não precisa fazer nada, a sua inscrição foi automaticamente transferida e sua vaga está garantida sem nenhum valor extra a ser cobrado. Para fazê-lo envie e-mail para [email protected]”.

Sobre a necessidade de reembolso do valor da inscrição, o aviso diz ainda: “os atletas que não puderem participar na nova data, devem enviar um e-mail para [email protected], solicitando o reembolso da inscrição acrescida da taxa de conveniência, informando o banco, agência e conta. Este contato pode ser utilizado também para obter informações adicionais”.

Para concluir, a Opinar diz que em breve serão abertas novas vagas de inscrições. “Se você não confirmou presença nesta prova, ainda há chances de participar. As novas inscrições serão abertas no site oficial da competição”.

Orientação da polícia capixaba  

A Polícia Civil do Espírito Santo informa que não há uma denúncia na Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa) em nome da empresa Opinar. E orienta aos corredores inscritos na prova a ser realizada em Vila Velha que se sintam lesados a procurarem a delegacia para formalizar a denúncia. Somente após a queixa é que a atuação da empresa pode ser investigada no Espírito Santo.

One Reply to “Empresa que organiza a Race Color em VV é investigada por fraudes em corridas de rua no DF”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *