Mito ou verdade: roupas de compressão podem melhorar a sua corrida?

As roupas de compressão caíram no gosto do corredor. Meias, bermudas, manguitos, calças e camisas são vendidos com a promessa de melhorar o desempenho dos atletas durante o exercício e acelerar a recuperação dos músculos pós-treino. Mas será que esses acessórios “funcionam” realmente? Ou a expectativa das pessoas causa uma espécie de efeito placebo dando a sensação de que o uso é eficiente para o corpo? Para responder essas perguntas, um grupo de pesquisadores americanos realizou uma espécie de “teste do Inmetro” esportivo.

relax_socks_blackComo as roupas funcionam “teoricamente”?

O pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Exercício e Medicina Ambiental da Universidade do Texas Southwestern Medical Center, Abigail Stickford, que liderou o estudo, explica: “As roupas supostamente aumentam a circulação sanguínea e, portanto, o fornecimento de oxigênio melhora o desempenho no esporte”.

Segundo o médico, as roupas também são pensadas ​​para melhorar a cinestesia, que é capacidade da pessoa reconhecer como o corpo está posicionado no espaço e a força exercida pelos músculos.  Ou seja, quanto melhor a cinestesia, pelo menos na teoria, melhor é a eficiência do movimento já que há redução do número de músculos que precisam ser ativados, tornando assim o exercício menos cansativo.

As roupas e acessórios também prometem reduzir a fadiga e a dor após o exercício já que “apertam”, literalmente, os músculos aumentando o fluxo sanguíneo.

Esteira O teste

Compression-FFPara comprovar a eficiência dos produtos de compressão, 16 corredores de longa distância foram submetidos ao teste de doutorado na Universidade de Indiana, em Bloomington.

Os atletas, do sexo masculino, que usavam ou não regularmente roupas de compressão, foram avaliados com monitores e máscaras que mediram a sua marcha, o consumo de oxigênio e outras variáveis durante uma corrida na esteira em três velocidades.

Em seguida, eles fizeram o mesmo teste usando meias de compressão na panturrilha. “Se as meias de compressão funcionassem conforme o esperado, os atletas deveriam ter usado menos oxigênio e sido mais biomecanicamente eficientes”, disse Dr. Stickford. No entanto, não foi isso que aconteceu. O teste não apresentou diferenças estatísticas significativas que mostrassem eficiência na execução ou na biomecânica durante o exercício com ou sem a meia de compressão.

Com base nos resultados deste estudo, a conclusão, segundo o médico, é de que “meias de compressão na panturrilha não são capazes de melhorar o desempenho na corrida de resistência”.

Outros estudos realizados em roupas de compressão também apresentaram resultados semelhantes. Um deles, divulgado em 2013, mostrou que shorts de compressão não aumentam o fluxo sanguíneo para os músculos das pernas após o exercício.  Em vez disso, os cientistas descobriram uma redução na quantidade de sangue atingindo os músculos mais profundos da perna.

No entanto, uma revisão de mais de 30 pesquisas sobre os efeitos de roupas de compressão mostrou um resultado positivo. Em determinados esportes, como basquete ou atletismo, que exigem uma corrida explosiva, os atletas relataram se sentir menos doloridos quando usam roupas de compressão do que quando não as utilizam.

Os pesquisadores também chegaram à conclusão de que pode ocorrer um efeito placebo. “O que não significa que os benefícios resultantes não são reais. Se a pessoa acredita que há melhora no desempenho, eu recomendo que ela as utilizem”, disse o Dr. Sperlich.

A boa notícia é que nenhum estudo encontrou efeitos fisiológicos negativos quanto ao uso de roupas de compressão. Então, se você decidir experimentar, vai “perder” apenas o valor investido no produto. E o “Ministério da Saúde do Blog Corrida de Rua” adverte: o importante é se sentir bem, confortável e lindo durante a corrida.

ComentárioSe você usa roupas de compressão, diga nos comentários quais os benefícios que você sente durante a corrida. Menos dores? Menos inchaços? Ou usa só pra compor o “look” atleta mesmo? Comente!

5 Replies to “Mito ou verdade: roupas de compressão podem melhorar a sua corrida?

  1. Sempre gostei de correr/treinar na Areia da Praia, e ao final do treino normalmente ficava com dores na Panturrilha, passei a usar meias de Compressão e não tive mais dores pós treino.
    Também uso meias de Compressão em corridas que tem ladeira no percurso, melhorar o desempenho não digo que melhora, mas que alivia as dores na Panturrilha alivia.

  2. Uso meias de compressão na panturrilha e uma bermuda de compressão. Faço um percurso de 25 Km, outro de 15Km e mais um de 10Km, em dias alternados. Depois que passei a usar este equipamento, senti menos dores residuais nas coxas e panturrilha. Para mim não foi o efeito placebo, pois a grande promessa das vestimentas de compressão é “segurar” os músculos, evitando movimentos laterais dos mesmo, deixando-os no lugar. Isso notei no uso, meus músculos das pernas ficam firmes, mesmo quendo dou um “tiro” mais longo.

  3. Depois que passei a utilizar as meias e polainas de compressão, senti uma melhora significativa na recuperação pós-treino/corrida. Como o colega acima mencionou, as roupas de compressão mantém os músculos no lugar, evitando a fadiga precoce. Uso as meias e polainas em corridas acima de 10 km, já a bermuda ou short, utilizo em todos os treinos/corridas!

  4. Uso polainas de compressão há 4 anos em corridas de 5 e 10 km. Sinto uma melhora significativa na recuperação dos músculos da panturrilha (principalmente o gastrocnêmio). Também noto um retardo na fadiga desses músculos, o que me faz correr por mais tempo sem que a performance decline.

  5. Uso bermuda térmica para correr porque ela prende os testículo evitando dores e também auxiliam no atrito das partes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *