Água ou cerveja? Tanto faz! Após a corrida, uma hidrata tanto quanto a outra

Durante o longão de domingo, você só pensa na reidratação. Após o treino, para em um barzinho com os amigos e toma aquela cervejinha gelada. Se batia uma dorzinha na consciência, agora, ela não vai mais te dar dor de cabeça! Isso porque um estudo realizado na Universidade de Granada, na Espanha, comprova: o consumo moderado de cerveja é tão eficaz quanto a ingestão de água após as atividades físicas.

A pesquisa afirma que pessoas acostumadas a consumirem cerveja podem ser beneficiadas se ingerirem até 660 ml da bebida em até duas horas após o treino.

A fermentação da chamada “paixão nacional” é uma mistura de água, lúpulo, cevada e outros cereais, com um nível de álcool bem baixo (entre 4% e 6,5% em volume). Além disso, possui também as vitaminas B, fibras e minerais como magnésio, cálcio, fósforo e potássio, que podem trazer benefícios para o atleta. Assim como os isotônicos e como as bebidas esportivas, a cerveja também tem carboidratos complexos, como maltodextrina, que pela sua lenta absorção facilita a hidratação adequada.

Segundo Monica Cervantes, autora da tese de doutorado, os atletas que fazem uma corrida de uma hora em uma temperatura maior do que 30 graus podem perder até dois litros de águaa, o que corresponde a uma perda de mais de 2% do peso corporal total. Neste caso de desidratação moderada, a cerveja facilitar a reidratação.

Portanto, não se empolgue! A doutora espanhola adverte: beba com moderação e, no máximo, 660 ml em até duas horas pós-treino. As bebidas sem álcool podem ser consumidas sem restrições.

Para conferir a íntegra da tese de doutorado desenvolvida por Monica Cervantes Sofia Borunda e endossado pelo Dr. Manuel J. Castillo Garzón, professor do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, acesse.

Força no longão e moderação na hidratação. Ótimo domingo!

One Reply to “Água ou cerveja? Tanto faz! Após a corrida, uma hidrata tanto quanto a outra”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *