#MaratonadoRio: Controle a ansiedade e confira as dicas trecho a trecho da prova

Cerca de 700 corredores do Espírito Santo embarcam com destino à capital carioca para a disputa da Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro, no domingo (26). Ao todo, são 7.5 mil inscritos para os 42km, 12 mil para a Meia Maratona (21km) e 6.5 mil para a prova de 6km. A prova conta com participantes de todos os estados brasileiros e de mais de 60 países.A ansiedade já toma conta de todos os inscritos e, para dar aquela acalmada nos ânimos, nada melhor do que informação. O professor Michell Raposo, da MR Runner, listou uma série de orientações para cada trecho dos percursos de 42km e 21km.

Saiba o que fazer ao passar entre as praias da Barra e de São Conrado no início da maratona e da meia. Veja qual a estratégia para a Subida Niemeyer. E também como curtir a paisagem (e não quebrar, é claro!) a partir do Píer do Leblon, passando por Copacabana até chegar à Praia de Botafogo!

Confira as dicas na galeria acima e vá tranquilo encarar a maior corrida do Brasil e uma das mais belas do mundo!

Rio Run Market e entrega de kits começa nesta quinta!

XTerra Manaus 2014
Rio Run Market – Edição 2014 – Crédito: Thiago Diz

A segunda edição da Rio Run Market, feira com grande variedade de produtos e serviços voltados ao mercado de corrida, começa já nesta quinta-feira (23) e vai até sábado (25), junto à entrega de kits da maior e mais bonita maratona do Brasil, no Centro de Convenções Sul América. A expectativa é de receber aproximadamente 30 mil pessoas com 26 marcas especializadas no mercado esportivo como expositores.

Confira a programação:
Sexta-feira – 16h: Palestra da nutricionista Cristiane Perroni – Na véspera da Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro, a nutricionista Cristiane Perroni apresenta a palestra “Estratégias Nutricionais para a Maratona: Alimentação nas 48 horas antes da prova e após a Maratona”. Ela falará sobre a importância da alimentação e hidratação para os atletas antes da prova e o que comer após a maratona para uma recuperação muscular rápida. Além disso, a especialista fala sobre o carregamento de carboidrato nos dois dias que antecedem a corrida; o que comer e o que não deve ser ingerido nas 24 horas antes da prova; e o café da manhã ideal antes da competição.

 Sábado – 10h30: Bate papo Drauzio Varella e Vanderlei Cordeiro de Lima – Drauzio Varella faz a divulgação de seu novo livro, “Correr – O exercício, a cidade e o desafio da Maratona” (Companhia das Letras), durante a Rio Run Market, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova. Fãs da modalidade e participantes da Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro, que estarão no local para receber os kits da prova, poderão participar, no sábado (25), de um bate-papo e sessão de autógrafos com o autor, a partir de 10h.

Sábado – 12h: Sessão de autógrafos com Vanderlei Cordeiro – Medalha de bronze nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, e um dos maiores nomes do atletismo nacional, Vanderlei Cordeiro de Lima será o responsável por dar a largada da maior Maratona do Brasil. No sábado, Vanderlei participará da Rio Run Market no Centro de Convenções Sul América. A ideia é criar oportunidades para que os praticantes de corrida e as novas gerações conheçam a história do atletismo, preservando a memória dos campeões.

Serviço Entrega dos kits
Para retirada do kit é necessário que o corredor leve documento com foto, comprovante de inscrição impresso e termo de compromisso assinado.
Data: 23,24 e 25 de Julho de 2014
Local: Centro de Convenções Sul América
Endereço:  Av: Paulo de Frontin, n.1, segundo pavimento (acesso principal pela Rua Beatriz Larragoiti Lucas) – Cidade Nova – Centro – Rio de Janeiro
Horário: 23 e 24/07 – 10h às 19h
25/7  – 8h às 17h

Disputa acirrada entre Brasil e Quênia

Giomar Pereira da Silva - linha chegada Maratona do Rio 2013 - Créd: Thiago Diz/Maratona do Rio
Giomar Pereira da Silva – linha chegada Maratona do Rio 2013 – Créd: Thiago Diz/Maratona do Rio

Grandes nomes do cenário nacional e internacional têm presença confirmada na edição 2015 da Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro. Na disputa dos 42 quilômetros a emoção deve ficar por conta de um grande duelo entre Brasil e Quênia. Vencedor em 2013 e primeiro colocado na Meia Maratona Caixa de Salvador este ano, Giomar Pereira da Silva vai em busca do bicampeonato. “Estou confiante para a Maratona este ano. Treinei bem, quero tentar recuperar o título e correr abaixo do tempo que fiz em 2013. Vou correr pra isso”, diz Giomar, que em 2013 terminou a prova com 2h18s02.

Outros destaques brasileiros na disputa masculina são Fredison Carneiro Costa, campeão da Maratona da Disney em 2011, 2012, 2014 e 2015, e João Marcos da Fonseca, vencedor daMaratona Internacional de Foz do Iguaçu, em 2013.

Entre os estrangeiros, dois quenianos podem atrapalhar a vida dos brasileiros. Willy Kimutai venceu a Maratona do Rio em 2012, com o tempo recorde da prova (até hoje) de 2h14s58, e chegou em segundo em 2009 e 2013. Ele ainda foi vice na Maratona de Barcelona no ano passado. David Kiprotich Bowen faturou as Maratonas de Curitiba em 2013 e Foz do Iguaçu em 2012.

Entre as mulheres, Adriana Sutil da Costa, melhor brasileira na edição de 2014 ao chegar na quarta posição, tentar colocar o país no topo do pódio. Além dela, Conceição Oliveira, vice-campeã da Maratona de Curitiba 2014 e terceira colocada da Meia Maratona Caixa Internacional de Brasília 2014 também vem forte. O time canarinho conta ainda com nomes como: Joziane Cardoso, Sirlene Pinho, Gisele de Jesus e Graciete Santana.

Mas, pra garantirem o primeiro lugar do pódio, elas terão de superar adversárias complicadas do Quênia. Vice-campeã no ano passado e em 2012, Nelly Jepkurui está confirmada na disputa. Em 2011, ela venceu a Maratona de Curitiba.

Outro nome forte é Caroline Chemutai Komen, ganhadora da Maratona de São Paulo este ano. Vice-campeã da Maratona de Porto Alegre em 2014 e terceira colocada na Maratona de Zurique, em 2012, Agnes Kiprotich também é candidata a um lugar no pódio.  O recorde da prova pertence à Thabita Kibet (KEN), com o tempo de 2h34s41 (2012).

Nos 21km, entre os destaque estão: Fabiano dos Santos, Flávio Soares, Elijah Kemboi, Rejane Brito , Sueli da Silva e Natália Sulle.

11539600_1055800677793731_2762341255078679219_nProgramação Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro

Maratona (42km) – Largada na Praça Tim Maia, Pontal,  Recreio
6h55 – cadeirantes
7h – Demais categorias ACDs e elite feminina
7h30 – elite masculina e público geral

Meia Maratona (21km) – Largada na Praia do Pepê, Barra da Tijuca
6h25 – handcycle
6h30 – Demais categorias ACDs e elite feminina
6h45 – elite masculina e geral

Olympikus Family Run começará às 8h – Largada no Aterro do Flamengo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *