Capixaba disputa a Spartathlon na Grécia com os melhores ultramaratonistas do mundo

O ultramaratonista capixaba Carlos Gusmão está representando o Espírito Santo na disputa da Spartathlon, na Grécia. Na madrugada desta sexta-feira (25), o corredor largou, pela segunda vez, na corrida que tem como percurso os 246km entre as cidades de Atenas e Esparta. Único capixaba na competição, Gusmão corre junto de outros quatro brasileiros. Ao todo, são 390 atletas de 48 países.

Gusmão recebendo o título de soldado espartano após completar pela 1ª vez a Spartathlon em 2014.
Gusmão recebendo o título de soldado espartano após completar pela 1ª vez a Spartathlon em 2014.

A Spartathlon é considerada “a rainha das ultramaratonas” e uma das provas mais extremas do mundo, que exige dos corredores um enorme preparo físico e mental. Os participantes precisam completar a prova no tempo máximo de 36 horas.

Em 2014, Gusmão foi o segundo melhor brasileiro mais bem colocado na prova ficando em 53º lugar na classificação geral, com o tempo de 32h12min. Além dele, apenas sete corredores brasileiros entraram para a história ao concluírem a Spartathlon.

Esse ano, o objetivo de Gusmão é concluir a Spartathlon entre os dez primeiros colocados. “Já conheço o percurso e sei o que preciso melhorar em relação ao ano anterior. A pressão para completar a corrida em menos de 36 horas faz com que os atletas apertem o ritmo desde o início do percurso, o que pode esgotar os corredores e comprometer o desenvolvimento da prova”, avaliou Gusmão antes de embarcar para a Grécia.

Acompanhe Gusmão durante a prova
É possível acompanhar o desempenho do atleta capixaba na ultramaratona grega e enviar energias positivas para ele através do Streaming Live disponibilizado pela organização da prova. Acesse: https://www.spartathlon.gr/stream.html. Carlos Gusmão é o atleta de número 325.

Falta de apoio e solidariedade
Com a falta de apoio e sem patrocínio, Carlos Gusmão precisou criar um projeto de financiamento compartilhado para arrecadar doação em dinheiro e bancar os custos da viagem para a Grécia. Para conhecer melhor o projeto, acesse o site https://www.ultragusmao.com.br.

spartathlonA Spartathlon
O percurso de 246 km, entre as cidades de Atenas e Esparta, se equivale a quase seis maratonas. A Spartathlon é uma ultramaratona tradicional que tem como objetivo repetir os passos de Pheidippides, um mensageiro ateniense enviado a Esparta no ano 490 a.C. para buscar ajuda contra os persas na Batalha de Maratona. Ele teria chegado a Esparta um dia depois de sua partida. Segundo a história, foi esse evento que deu nome à prova mais clássica das Olimpíadas, a Maratona.

A corrida começa às 7 horas, geralmente na última sexta-feira de setembro de cada ano. Ao longo dos 246 km, os corredores devem passar por 75 postos de controle e cada ponto tem um horário de corte. Os atletas que não cumprem o tempo do corte podem ser retirados da corrida.

Para poder participar nesta corrida é necessário que o atleta cumpra ao menos um dos requisitos:

– Terminar uma corrida de pelo menos 100 km em menos de 10 horas e 30 minutos.
– Ter participado de um evento de mais de 200 km e completar todo o percurso.
– Ter participado da Spartathlon e ter alcançado o posto de controle Nestani (172 km) em menos de 24 horas e 30 minutos.

Carlos Gusmão é o único atleta capixaba que possui esses requisitos e foi aceito para estar entre os escolhidos para colocar o nome do Espirito Santo, mais uma vez, entre os atletas mais resistentes do planeta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *