Recomendo: O Check-Up que todo corredor precisa fazer!

Recebi um convite mega especial para conhecer a APPTO Assessoria Esportiva, clínica especializada em Avaliações Físicas, Nutrição Esportiva, Preparação Física, Consultoria e Gestão Esportiva, localizada na Mata da Praia, em Vitória.

Durante a minha primeira visita à clínica fui submetida a um Check-Up Esportivo, sob os cuidados do fisiologista Helvio Affonso e do nutricionista esportivo Thierry Lemos. Ao todo, foram seis avaliações em pouco mais de 1 hora.

Uma semana depois, voltei à APPTO para buscar o laudo técnico, ou seja, um relatório impresso com os resultados dos testes. Na ocasião, os dois profissionais me explicaram o que significam todos os indicadores e apontaram as metas que preciso alcançar nos próximos meses. Para vocês entenderem como funciona o Check-Up, eu explico o passo-a-passo de cada procedimento:

entrevista okPrimeiro passo – Entrevista
O fisiologista Helvio Affonso fez uma entrevista cheia de perguntas sobre os meus hábitos – que horas costumo treinar, quantas vezes por semana eu corro, como são os treinos de musculação, etc. – sobre o histórico de doenças familiares e sobre as metas que pretendo atingir com a corrida.

composiçãoComposição corporal
Depois ele me levou para uma salinha onde fez várias avaliações relacionadas à minha composição corporal. Números, números! Adoro números! Foi aí que fiquei sabendo, além do meu peso (que eu checo todos os dias) os meus índices de massa muscular, a quantidade de água corporal, percentual de gordura geral e de cada membro do meu corpo isoladamente.

flexibilidadeFlexibilidade
Helvio fez também uma avaliação da minha flexibilidade. Cada articulação foi examinada isoladamente e foi nesse momento que eu descobri que não sou uma jovem senhorita com 34 anos, mas uma senhora de 53! Rs.Tenho índices considerados baixos para flexão e extensão de quadril. Com isso, o meu desempenho na corrida poderia ser muito melhor se eu tivesse mais flexibilidade para executar as passadas. A notícia boa é que Helvio me tranquilizou e disse que “tem cura”. Com exercícios de musculação e alongamento, consigo corrigir esse probleminha.

avaliação cardioAvaliação cardiorrespiratória
Depois fomos para a “salinha da tortura” (risos), onde tem nada mais nada menos do que uma esteira ligada a um computador! Brincadeira, não é tortura! Foi aí que fizemos a minha avaliação cardiorrespiratória para verificar os meus índices e limites de treinamento.

Hélvio colocou uma máscara no meu rosto e a partir desse momento eu não podia mais falar (imagina o sofrimento para uma jornalista fazer isso?!). Ligou a bendita esteira, me colocou pra correr e pediu que eu só parasse quando estivesse próximo de “ver Jesus”. Risos! A medida que ele ia aumentando a velocidade eu avisava pra ele através de sinais que estava tudo bem.

Esse tipo de avaliação permitiu conhecermos o meu limiar ventilatório e a minha frequência cardíaca ideal para os treinos de corrida, o chamado VO2. Mostrou também qual o consumo energético por minuto em cada zona de treinamento.

teste de forçaaTeste de força
Depois, partimos para outra sala, onde tem alguns aparelhos de musculação, para o teste de força, que tem o objetivo de comparar a força aplicada por cada membro. Muito importante para o auxílio nos treinos da academia e prevenção de lesões.

dietaConsulta nutricional
Depois de todos os testes físicos, fui encaminhada pelo Helvio para uma consulta com o nutricionista Thierry Lemos, que conversou sobre os meus hábitos alimentares e verificou meus exames médicos mais recentes para planejar o meu cardápio da dieta.

laudoLaudo técnico
Uma semana depois, na última quinta-feira, fui buscar o meu “laudo técnico”. O Hélvio Affonso me recebeu em uma sala e expôs todos os dados extraídos dos testes, explicando cada ponto da avaliação. Ele me apresentou ainda a prescrição do treino que devo levar para a academia e para o meu treinador de corrida, Michell Raposo, com o objetivo de corrigir os “problemas” diagnosticados nos testes.

Em seguida, o nutricionista Thierry Lemos me apresentou o cardápio da dieta, assim como a meta de redução de peso que pretendo alcançar para ter um desempenho melhor na corrida.

Já saí da Appto com o próximo retorno marcado para daqui a dois meses, quando vamos repetir todos os testes e avaliar os objetivos alcançados.

minha avaliaçãoMinha avaliação sobre os testes
Adorei a estrutura da clínica APPTO, pois reúne em um só lugar todos os equipamentos que precisamos para avaliação física com uma equipe muito atenciosa e dedicada. É o raio-x que todo corredor precisa fazer para alcançar suas metas e objetivos com responsabilidade, conforto e, o melhor,  sem lesões! Tenho um sonho a ser realizado em 2016, que é correr a minha primeira meia maratona, e a Appto também vai me ajudar a chegar lá! Já dei a largada e vocês vão poder acompanhar a minha evolução com as próximas avaliações!

Serviço:
APPTO
Telefone: 3026-1055
Equipe responsável: Helvio Affonso e Angelo Borgo Neto, professores de Educação Física especialistas em Treinamento Desportivo, e Thierry Lemos da Silva, nutricionista pós-graduado em Nutrição Esportiva.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *