“Volta da Ilha de Vitória”: treinão de 25km para conferir as belezas da capital capixaba

Vem aí mais uma edição do “Volta da Ilha de Vitória”, treinão de corrida gratuito com o percurso mais “faca na caveira” da capital capixaba! No próximo domingo (14), o grupo de amigos corredores se reúne pela 6ª vez para fazer todo o contorno da ilha de Vitória com 25km.

unnamed (3)Formado por vários trechos de subidas, o percurso corta diversos bairros de Vitória e passa por muitos pontos turísticos. A largada será às 6 horas da manhã, no Píer de Iemanjá, localizado na Praia de Camburi. “Sairemos pontualmente às 6h da manhã. Trata-se de um circuito grande (25,4km) e muitos atletas chegam a demorar 3,5 horas para completar o trajeto e não queremos que ninguém chegue em casa muito tarde”, alerta a organização.

Gratuito, sem caráter competitivo ou disputa por pace, o Volta da Ilha de Vitória é uma oportunidade de confraternização e de fazer novas amizades. Para participar, basta ter muita disposição, levar sua própria hidratação e um documento de identificação. Como o percurso é longo, é muito importante também se proteger com filtro solar, óculos e viseira.

“Lembramos a todos a importância de respeitar seus limites. 25km não são para qualquer curioso. Por isso, é importante estar em dia com seus exames de saúde e levar um trocadinho no bolso para pegar um ônibus, caso ocorra uma eventualidade. Também é importante levar a sua hidratação, pois não temos patrocínio de água mineral”, orientam os organizadores.

Percurso
Volta-da-Ilha-Esporte-Vix

Os corredores vão largar na Praia de Camburi em direção ao Centro de Vitória, passando pelas praças do Desejo e dos Namorados e pelo Shopping Vitória, pontos turísticos localizados na Enseada do Suá. Após passarem por baixo da Terceira Ponte, vão ver, da Praça do Papa, uma das vistas mais bonitas do Convento da Penha, em Vila Velha.

Mais à frente, vão percorrer a avenida Beira-Mar e ver de perto a Baía de Vitória e o Penedo, grande rocha cravada no meio de suas águas. Ainda no centro da cidade, passarão pelo Palácio Anchieta, sede do Governo do Espírito Santo, pelo Porto de Vitória e pelo Mercado Municipal da Vila Rubim, até chegarem no Sambão do Povo, palco do Carnaval Capixaba, passando pelo Tancredão.

Na segunda parte do treino vão encarar a maior avenida da capital do Espírito Santo: a Rodovia Serafim Derenzi, onde vão percorrer seus 10 km de extensão passando por 15 bairros da zona oeste de Vitória e aos pés do Parque do Morro da Fonte Grande, ponto turístico que possui uma das vistas mais lindas da região metropolitana.

Em seguida, alcançam a avenida Maruípe, onde está localizado o Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo, até chegarem à avenida Reta da Penha, passando pelo Triângulo da Bermudas, na Praia do Canto. Por fim, chegarão à avenida Dante Michelini para retornar ao mesmo local da largada na Praia de Camburi, completando assim uma volta inteira na Ilha de Vitória.

O percurso da Volta da Ilha é muito utilizado por maratonistas da Grande Vitória durante os treinos para grandes competições nacionais e internacionais.

Solidariedade e sorteios
unnamed (4)
Os participantes da Volta da Ilha vão poder colaborar com doações para o Asilo dos Idosos de Vitória. Quem puder contribuir com 1kg de alimento estará concorrendo ao sorteio de brindes oferecidos por diversos apoiadores, como: 1 inscrição para a etapa Morcego Bananeiro da EcoRunners, 2 bermudas Onzze e 1 pacote “Desafio 5 dias” do coach William Vasconcellos (Herbalife 24 hours).

No final do treino, os atletas serão recebidos com um café da manhã, organizado pela Assessoria Esportiva Pace3’ Run, e com direito a açaí NUTS oferecido pelo Jalapeño – Cocina y Cultura. A Esporte Vix será a responsável pela cobertura fotográfica e vai registrar os melhores ângulos dos corredores no percurso cheio de pontos turísticos capixabas.

A organização da Volta da Ilha de Vitória fica por conta dos corredores e amigos: Aline Dill, Bart Rodrigues, Dinaely Miranda, Douglas Borges, Gabbi Machado, Rose Leite e Weskley Rodrigues. No último encontro, cerca de 180 pessoas aceitaram o desafio do lindo e desafiador percurso de 25km e correram junto ao grupo.

“A Volta da Ilha é um treino gratuito e só demanda muita disposição de quem quiser participar. Bikes também são bem bem-vindas e poderão ajudar no apoio. Não se trata de uma corrida, é apenas uma brincadeira pra manter a forma e reunir os corredores capixabas em uma grande confraternização ao redor da nossa capital”.

E fica o alerta do Blog Corrida de Rua: esse não é um treino para qualquer corredor. Se você não está habituado com longas distâncias, respeite seus limites. Já quem topar o desafio, pode compartilhar o mapa do GPS com a volta “redondinha” da Ilha de Vitória usando a hashtag #VoltadaIlhadeVitoria. Ótimo treino!

Volta da Ilha de Vitória
Data: Domingo, 14 de agosto
Largada: 6h no Píer de Iemanjá, na Praia de Camburi
Percurso: 24,7km
Mais informações

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *