Dicas da Nutri que Corre: Horário de verão vem aí! 8 alimentos que dão força e disposição para o corredor

Com a chegada do Horário de Verão, alguns atletas que costumam treinar cedo têm dificuldades de adaptação. A mudança pode levar o corpo a uma demora de até uma semana para se adaptar, graças à sonolência e o cansaço que a pessoa pode sentir durante o dia, aliada à dificuldade para dormir à noite. Alguns alimentos podem ser benéficos para que esse desgaste não seja tão sentido.

Prefira comidas leves à noite, o que melhora o início e a manutenção do sono. Evite também condimentos, alimentos ricos em estimulantes (como a cafeína), para não associar uma dificuldade extra no sono. Dê preferência a alimentos menos calóricos, de fácil digestão e em pequena quantidade. Evitar o álcool em excesso também é recomendado, pois ele desorganiza a arquitetura normal do sono.

Conheça 8 alimentos que dão energia para os treinos nesse Horário de Verão:

1Açaí – O açaí é uma fruta típica brasileira, rica em carboidratos, que fornecem a energia necessária para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, é fonte de gorduras insaturadas, que auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol, e é rica em vitaminas C, B1, e B2 e antioxidantes.

2Água de coco – É considerada uma bebida energética natural, fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de melhorar a disposição, é uma ótima fonte de hidratação para o verão.

3Banana – A fruta é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que tem diversas funções, como regular o sono, o humor, e auxilia a prevenir distúrbios emocionais. Além disso, é fonte também de potássio. Baixos níveis de potássio estão relacionados à sintomas como fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental.

4Guaraná – O guaraná é fonte de cafeína um estimulante do sistema nervoso. Usado com moderação ajuda a melhorar o ânimo e a disposição. Pode ser adicionado em sucos e vitaminas.

5Oleaginosas – As oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) são boas fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas, nutrientes que atuam na redução da pressão arterial, do colesterol e dos triglicérides. Também possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam diminuir o estresse e melhoram a memória e a produção de energia.

6Mel – O mel é constituído por dois tipos de carboidratos (glicose e frutose), o que o torna um alimento energético, podendo aumentar a disposição e combater o cansaço. É fonte de vitamina C que apresenta potente ação antioxidante, e vitaminas do complexo B que participam do metabolismo de produção de energia, e desintoxicação do organismo. Possui minerais como fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e potássio também.

7Aveia – A aveia integral é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico que conferem energia sem levar a picos de liberação de insulina. Ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue e dá saciedade. Também é fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram os níveis de produção de energia e a disposição.

8Chocolate Amargo – O chocolate amargo, moderadamente, ajuda emagrecer e é fonte de antioxidantes que, além de retardarem o envelhecimento precoce, auxiliam na saúde do coração. Possui cafeína, o que ajuda a manter o corpo alerta e mais disposto.

Lembre-se que alimentação equilibrada é a feita a cada três horas. Evite horas de jejum e durante o Horário de Verão redobre a atenção ao consumo de água. Inclua os alimentos acima a sua dieta diária para bombar nos treinos!


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *