Dicas da Nutri que Corre: Amendoim e seu poder energético

O amendoim é um grão delicioso e crocante. Consumido torrado, salgado, cozido, cru ou em pasta nos sanduíches, barras energéticas e tapioca. Por ser um alimento energético, pode ser usado como pré-treino e até mesmo como fonte de energia para repor em longos treinos. Porém, todo cuidado na hora do consumo é pouco.

Isso porque ele fornece cerca de 600 calorias para cada 100 gramas de ingestão, além de conter alta quantidade de gorduras, principalmente – poliinsaturados e monoinsaturados. Ou seja, seu consumo deve ser, no máximo, uma vez por semana. Além disso, o grão possui pequena quantidade de proteínas, é rico em vitamina E, e minerais como o Zinco, Cálcio, Magnésio, Ferro e Fósforo. Ufa… então vale a pena as calorias que esse delicioso grão fornece!

Por conter triptofano, um tipo de aminoácido que desempenha um papel vital na regulação do humor e previne o estresse e tensão, o amendoim também proporciona relaxamento! O triptofano auxilia ainda a produção de um produto químico conhecido como serotonina, que tem propriedades antidepressivas.

Anote aí uma receita de crepioca com pasta de amendoim!

pasta de amendoim

Crepes proteicos com pasta de amendoim

Ingredientes:
Massa
5 claras
1/2 scoop de Whey Protein
1 colher de chá de essência de baunilha
Adoçante

Recheio
1 colher se sopa de pasta integral de amendoim

Modo de Preparo:

Massa
Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e bata como um fouet para misturar bem. Esquente uma frigideira untada, coloque uma camada fina e espalhe. Quando a massa secar, vire e doure o outro lado. Repita até a massa acabar.

Recheio
Misture a pasta de amendoim com o adoçante e água para ficar mais fácil de espalhar. Recheie os crepes.

A gente se vê nas pistas. Bons treinos!!


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *