Dicas da Nutri que Corre: abacate, a gordura do bem!

Quando prescrevo abacate nas minhas dietas, geralmente os pacientes questionam sobre sua gordura e calorias. Mas essa frutinha vai muito além do que isso. Além de ser rica em bons nutrientes, é cheia de energia do bem. Entenda!

Avocado-512O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).

O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, lecitina, tanino e ácido oleico, linoleico e palmítico.

Possui os seguintes minerais: magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias; fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio. O que todo corredor precisa são de ossos fortes, certo?

Além disso, o abacate abaixa a carga glicêmica da refeição e reduz a inflamação nas células, o que resulta em menos gordura no corpo (além de manter sua taxa de açúcar, caso você tenha diabetes). Também aumenta a absorção do licopeno, famoso antioxidante presente principalmente no tomate, auxiliando na construção da tal da barriga chapada. Ajuda a controlar os níveis de cortisol, o hormônio do stress que, em excesso no organismo, dificulta a perda de peso. Ele possui  beta-sitosterol, que age como um anti-inflamatório, fazendo com que as células do organismo exerçam melhor suas funções. Isso não só facilita a dieta como diminui o aparecimento de rugas precoces e celulite.

E quanto às calorias??? Em uma hora de treino intenso, o corredor chega a eliminar até 500 calorias, com isso, temos perda de energia e desgastes físicos. A reposição com abacate é excelente por se tratar de uma gordura do bem.

Mas, fique atento, esse alimento deve ser evitado antes da atividade física, pois a sua digestão é demorada e concentrará o sangue no aparelho digestivo. Além da quantidade de fibras, o seu consumo pode causar mal-estar, pois com a demanda de sangue para os músculos ficará mais lenta a digestão. Então prefira consumir após treino!

Vitamina-de-abacate1

Vitamina de abacate pós-treino:

  • 1 copo de leite desnatado (100ml)
  • Limão
  • 2 colheres de abacate
  • Mel para adoçar
  • 2 colheres de aveia

*Vai render média de 200 calorias

Nos vemos na pista!!
Bons treinos!
Bianca Passos


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *