Deu vontade de “jacar”? Confira as “dicas da nutri que corre” e saia da linha com estilo!

A melhor opção hoje é a reeducação alimentar e o reequilíbrio de nutrientes. A pessoa que come em horários certos e com alimentos certos, dificilmente irá procurar alimentos com maiores volumes calóricos e com quantidades de gorduras e açúcares. Entenda: Reaprender, em certos casos, pode ser ainda mais difícil do que aprender. 

Em relação à alimentação, por exemplo, com certeza essa tese faz sentido, pois, a grande maioria das pessoas, atletas ou não, necessitam urgentemente de uma reeducação alimentar para acompanhar os hábitos do dia a dia e o bom funcionamento do organismo.

O papel do nutricionista é auxiliar o paciente a fazer escolhas alimentares saudáveis e tornar isto um hábito melhor, que se encaixe na sua rotina e não algo que tenha início e fim, ou que é esquecido no final de semana. Dessa forma, consequentemente vem à perda de peso, melhora da saúde e sintomas decorrentes da má alimentação, redução dos perfis lipídicos, glicêmico, pressóricos e aumento da disposição e, com isso, consegue atingir seu objetivo tanto no trabalho de treinamento ou na perda de peso. O indivíduo passa a ter a autonomia e ser responsável pelo seu autocuidado.

Claro que ninguém vai viver de saladas e integrais a vida toda. Lembramos que vivemos em sociedade e geralmente os atos e encontros sociais são regados de bons assuntos e comidas e bebidas. Então vamos consumir alimentos que estão à disposição.

Mas e quando você está fazendo toda a reeducação certinha e bate aquela vontade de consumir alimentos fora do cardápio programado?

O verbo “jacar” é o ato de “enfiar o pé na jaca”, no que diz respeito à comida. “Passei a semana toda de dieta, esperando pelo fim de semana pra poder jacar”. Ok! Aqui vão algumas opções mais saudáveis para o “dia de “jacar” ou “dia do lixo”.

É comum sentir culpa após sair da dieta ou depois de comer demais. Diversos fatores fazem com que a culpa chegue rapidamente, tanto fatores físicos como a azia, dor de cabeça, sensação de inchaço e má digestão. Porém, quase sempre os fatores mentais são muito piores. A culpa após comer, muitas vezes, é causada até mesmo por achar que os outros vão reparar que você engordou.

Isso faz com que você se sinta ainda pior e continue descontando tudo na comida, criando assim um ciclo vicioso de culpa – comida. Isso não é nada saudável e diminui a chance de alcançar seus objetivos.

Por exemplo: É quinta feira e após o almoço bateu aquela vontade extrema de consumir um doce? Escolha a opção que contenha frutas na sua composição (mouses, salada de frutas com sorvetes e até mesmo alguma torta que tenha chocolate, porém, que seu recheio seja de frutas). Deguste com prazer, sem pressa, sinta o sabor a cada mordida. Assim, você não exagera na quantidade e não fica na vontade. Lembre-se que qualquer alimento tem que ter prazer ao ser consumido!

A opção das massas é bem comum. Você pode escolher um prato que contenha sabor e baixa calorias? Faça opção de massas integrais e com vegetais que levem carnes magras, reduzindo assim cremes e gratinados e quantidades de queijos amarelos por cima. A melhor opção é a bolonhesa e carnes mais leves como frango, frutos do mar e carne de patinho bovina.

A senhora pizza pode virar uma opção mais light, se consumir as com menores quantidades de queijos e bacon. Ou pode montar uma versão light em casa, com massa de pizza integral + queijo branco + tomate + orégano + frango desfiado + milho e presunto.

O tão poderoso açaí do fim de tarde pode ser consumido com uma menor quantidade de culpa, se apenas dispensar as coberturas açucaradas e confeitos. Ele fica super gostoso com granola e banana apenas. Super energético para seu treino da manhã seguinte!

A opção dos lanches e café são tentadoras com bolos, que além de coberturas de chocolates e confeitos vão recheados de calorias extras. Faça opção de bolos de banana com aveia, maça e canela, milho e ou fubá e até mesmo o de cenoura, numa versão mais magra (pouco óleo e açúcar). Se não resistir a uma boa cobertura, faça com chocolate cacau a 70%, que fica mais magro e saudável. Essa ideia serve também para aquela tentadora barrinha de chocolate após o jantar. Escolha um chocolate meio amargo. Eles contém mais açúcar que as versões normais e acabam sendo mais saudáveis.

O importante mesmo é perceber que estas ocorrências não são uma grande catástrofe. Isso não vai impedir que você alcance os seus objetivos. A sugestão é aproveitar o momento, degustar o alimento e, depois, seguir o plano de dieta e treinos normalmente. Se você pensar assim, com certeza, vai sofrer menos e viver mais. No dia seguinte, siga em frente e continue ou recomece sem culpa. Lembre-se que um trabalho bem feito de reeducação alimentar, dificilmente vai conseguir voltar a comer a quantidade e a qualidade ruim que comia antes e o seu peso vai só melhorando.

Nos vemos na pista!!
Bons treinos!
Bianca Passos


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

One Reply to “Deu vontade de “jacar”? Confira as “dicas da nutri que corre” e saia da linha com estilo!”

  1. Amei seu artigo, todavia tem um erro em:
    “Eles contém MAIS açúcar que as versões normais e acabam sendo mais saudáveis.”

    Acredito que seria MENOS açúcar, já que se trata de um chocolate meio amargo ou até 70% de cacau.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *