Treinão solidário em homenagem a maratonista agredido pelo filho abre inscrições

Reportagem: Alissandra Mendes | Folha Cachoeiro

Já estão abertas as inscrições para o ‘Treinão dos Amigos do Seu Valdemir’, evento promovido pelo grupo Corredores de Rua de Castelo, para homenagear o maratonista Valdemir de Matos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas em Castelo, na Lance Esportes, e em Cachoeiro, com a equipe Edipo Running. O valor é de R$ 30 e toda a renda arrecadada será revertida para o tratamento do atleta.

De acordo com Ronaldo Belloti Vargas, um dos membros da comissão organizadora, cerca de 80% das vagas já foram preenchidas. “Não é uma corrida profissional, e sim um treino entre amigos, e como não vamos interditar ruas, não podemos abrir muitas vagas. Acreditamos que em mais alguns dias, as vagas já estarão todas preenchidas”, explica.

O treino terá dois percursos diferentes, um de 5,5 quilômetros e outro de 13 quilômetros. A largada e chegada será no Castelão. Os atletas vão percorrer ruas e as principais avenidas da cidade. “A largada será no Castelão, passando pelo centro em direção a saída da cidade pela Rodovia Pedro Cola. De lá, vamos retornar, passando pelo campo do Comercial, parque de exposições até o Castelo, com o percurso de 5,5 quilômetros. Quem quiser fazer o restante, vamos seguir pela Rodovia Fued Nemer, até o distrito de Aracui e retornamos até a chegada, somando o percurso de 13 quilômetros”, ressalta Ronaldo.

A previsão de duração do treino é de uma hora e meia. “Além de ajudar, queremos homenagem o Sr. Valdemir, que sempre foi nosso grande inspiração. Sempre esteve conosco participando de provas e sempre com alegria e um grande sorriso no rosto, mostrando toda sua força e determinação. Esse treino será uma grande homenagem a ele”, completa Ronaldo.

A agressão – Há 20 anos participando de maratonas, Valdemir conquistou várias medalhas nas diversas competições e ficou bastante conhecido entre os amantes do esporte. Todos os dias, o maratonista era visto treinando pelas ruas de Cachoeiro e conquistou o respeito não apenas de outros maratonistas, como também de todos os cachoeirenses, que sempre admiraram sua determinação.

Há 20 anos na prática esportiva, Valdemir de Matos conquistou várias medalhas em maratonas pelo Brasil

No dia 11 de março de 2016, a carreira foi interrompida de forma triste. Valdemir foi agredido pelo filho mais velho, Júlio César da Cruz de Matos. Ele teve um surto e exigiu que o pai arrumasse dinheiro. Como se negou, o filho – usuário de drogas –, atirou uma pedra, que atingiu a nuca do maratonista. Ele estava próximo à escada da residência, perdeu o equilíbrio e caiu.

O fato ocorreu dois meses antes da passagem da Tocha Olímpica por Cachoeiro, e o maratonista tinha sido escolhido como um dos condutores. Nem mesmo sua condição de ocasião o impediu de percorrer o trecho determinado pela organização do evento. Em uma cadeira de rodas e com a ajuda da esposa, Valdemir emocionou o público que o acompanhou por 200 metros transportando o símbolo maior das Olimpíadas.

“O Sr. Valdemir é uma pessoa muito querida e sempre esteve junto conosco, além de ter um espírito jovem. Sabemos que ele tem necessidades materiais e financeiras, e queremos, além de homenageá-lo, ajudar financeiramente”, comenta Ronaldo Belloti Vargas, um dos membros da comissão organizadora.

Segundo Ronaldo, a prova será uma celebração de amor ao esporte e ao próximo. “O Sr. Valdemir tem recebido muitas doações de fraldão, que é essencial, mas também tem tido um gasto alto com medicamentos. Vamos buscar junto à iniciativa privada a ajuda com água, frutas e medalhas para os participantes, e pretendemos reverter toda a renda arrecadada com a inscrições para ajudar a custear seu tratamento”, continua.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *