Dicas da Nutri que Corre: os benefícios do abacaxi, a fruta da estação!

O abacaxi é uma fruta tropical e refrescante, muito apreciada no mundo todo nas versões in natura e até mesmo em produtos industrializados. Seu sabor é acentuadamente azedo e vai ficando mais doce conforme a fruta amadurece. Os maiores benefícios do abacaxi podem ser experimentados na versão in natura, sem adição de açúcar.

É uma ótima opção de sobremesa nos dias quentes, podendo ainda ser usado para fazer sucos, saladas de frutas, doces, geleias, em combinação com pratos salgados e até mesmo assado, para acompanhar aquele famoso churrasco.

É rico em água, ajudando a hidratar o corpo, em vitaminas, sais minerais e fibras, essenciais para a promoção da saúde.

Uma porção de 100g de abacaxi, o equivalente a uma fatia média, contém aproximadamente 50 calorias, a grande maioria proveniente de carboidratos, aproximadamente 13g deles por porção. Contém ainda quantidades mínimas de proteína e gorduras, mas é rico em fibras solúveis e insolúveis, como a pectina. Em 100g de abacaxi encontramos 1,4g de fibras, o que corresponde a 4% das necessidades diárias desse nutriente.

A bromelina, uma enzima presente no abacaxi, possui efeitos anti-inflamatórios e é muito útil para os praticantes de atividades físicas que sofrem com o inchaço e dores após o treinamento, traumas, lesões musculares e dores nas articulações. Portanto, ajuda no rendimento de atletas e não atletas por aperfeiçoar o tempo de recuperação muscular e pode ser um excelente aliado para seus treinos.

Quando consumido após o treinamento, o abacaxi também é uma boa fonte de carboidratos para a recuperação muscular imediata, uma vez que o exercício promove o consumo do glicogênio armazenado nos músculos e um treino mais intenso pode, inclusive, levar ao início da degradação de massa muscular como fonte energética.

Pessoas com objetivo de ganho de massa magra geralmente têm dietas ricas em proteínas. A bromelina é uma enzima que atua na digestão das proteínas, melhorando a quebra destas em aminoácidos, que são os componentes absorvidos pelo intestino e que irão ser utilizados como recurso pelos músculos para recuperação e construção de mais tecido muscular. Assim, o abacaxi ajuda a melhorar a digestão das proteínas em aminoácidos, otimizando o valor nutricional dos alimentos ricos nesse nutriente e o suprimento para os músculos.

Os benefícios do abacaxi em grande parte se devem à presença de muitas vitaminas e minerais essenciais. Além da vitamina C, potássio e manganês, o abacaxi contém também outras vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo e ideias para atletas:

  • Vitamina A: atua na saúde da pele e mucosas e é essencial para a visão, protegendo contra cegueira noturna;
  • Betacaroteno: potente antioxidante, proteção contra câncer, degeneração macular, entre outras doenças;
  • Vitaminas do complexo B (folato, niacina, tiamina e riboflavina): muito importantes no metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos.
  • Cobre: ação na formação das células vermelhas e fixação de ferro na hemoglobina para transportar oxigênio por todo o corpo.
  • Zinco: atua no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos, formação de DNA, cicatrização e estimula a ação de mais de 100 enzimas.

Mousse de abacaxi light com iogurte (para comer sem culpa) apenas 120 kcal a porção

Ingredientes:

1⁄2 abacaxi sem casca e picado;
1 envelope de gelatina sem sabor;
240 ml de água morna;
1 xícara de iogurte desnatado;
1 litro de leite desnatado;
Adoçante líquido a gosto;
Essência de baunilha a gosto.

Modo de preparo:

Depois de descascar, retirar o miolo e picar o abacaxi. Leve a uma panela com 1 copo de água e cozinhe por 5 minutos. Reserve. Então dissolva a gelatina na água morna e bata no liquidificador junto da essência de baunilha, o iogurte, o adoçante, leite até ficar com uma consistência espumosa. Adicione o abacaxi e bata novamente até dissolver. Disponha em taças e leve à geladeira para endurecer. Sirva em seguida.

Nos vemos na pista!!
Bons treinos!
Bianca Passos


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

One Reply to “Dicas da Nutri que Corre: os benefícios do abacaxi, a fruta da estação!”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *