Dicas da Nutri que Corre: Sofre com cãibras? Saiba como driblá-las consumindo esses alimentos!

Todo corredor sabe que as cãibras são inimigas do atleta. Quem já sofreu ou sofre constantemente dessa dor pavorosa tem consciência de que ela pode acabar com todo o ciclo de treinos. A cãibras é uma contração rápida e dolorosa e geralmente ocorre devido à falta de água no músculo ou devido à prática de exercício físico intenso, como um treino especifico para maratona ou para ultra maratonas.

A saída é a hidratação extrema. Porém, existem muitos alimentos que podem auxiliar na redução de cãibras por conter minerais específicos como tiamina, magnésio, cálcio, ferro, potássio e repositores de sódio. Uma alimentação balanceada pode impedir que ela ocorra. Confira:

Uma boa forma de combater as cãibras de forma natural é acrescentar estes alimentos no seu dia-a-dia. A seguir está um exemplo de cardápio que poderá servir de inspiração, lembre se que é apenas um exemplo, e o equilíbrio nutricional e cardápio rico em variedades podem tornar o atleta cada vez mais saudável.

  • Café da manhã:1 copo de suco de laranja, 1 pão integral com 1 fatia de queijo e 1 fatia de peito de peru.
  • Colação:2 castanhas-do-Pará, 3 biscoitos de água e sal, chá verde.
  • Almoço: 3 colheres de arroz integral com brócolis, 1 concha de feijão, 1 bife de frango grelhado, salada verde com brócolis, azeitona, tomate e palmito.
  • Lanche:vitamina de banana com amêndoa batida, e fatia de queijo.
  • Jantar:sopa de legumes feita com cenoura, abobrinha, cebola e frango desfiado e depois acrescentar 1 colher de sopa de gérmen de trigo, já no prato, e complete com fio de azeite.
  • Ceia:1 iogurte natural com amendoim picado, nesse caso pode ser coalhada.

Dê prioridade a esses alimentos por uma semana se estiver com câimbras:

Alimentos ricos em potássio Amendoim cru ou torrado, avelã, abacate, cenoura, chá preto, feijão, café preto
Alimentos ricos em cálcio Leite e seus derivados, brócolis, farinha de peixe, flocos de cereais, melado de cana, tremoços
Alimentos ricos em sódio Algas marinhas, azeitona, carne seca, caldo de carne, leite desnatado em pó, mortadela, presunto, apresuntado, peito de peru defumado
Alimentos ricos em magnésio Amêndoa, avelã, castanha-do-pará, grão de bico, soja, gérmen de trigo, amendoim

Bons treinos!!


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *