Jovem Pan Vitória monta playlist exclusiva para turbinar os últimos treinos para a Dez Milhas Garoto

O Blog Corrida de Rua dá um presente especial para os leitores e corredores da Dez Milhas Garoto! A Jovem Pan Vitória (100,1) criou uma playlist exclusiva “Corra com a Jovem Pan na #10MilhasGaroto” que vai turbinar a reta final de treino para a maior corrida de rua do Espírito Santo. Para conferir a seleção de músicas elaborada pelo DJ Dedeko basta acessar o link no Spotify.

A seleção reúne as mais ouvidas da Pan Vitória para você partir pra cima dos 16 quilômetros. Aperte o play, siga a Pan Vitória e divirta-se com o Blog Corrida de Rua!

Corrida e música: uma união audaciosa

Os benefícios de correr ouvindo música já foram comprovados em estudos científicos. Embora há quem ache que a música interfere no desempenho esportivo negativamente. Para os adeptos do fone de ouvido durante a prática esportiva, a trilha sonora distrai o cérebro da sensação de cansaço e até melhora a performance dos atletas. Por outro lado, quem prefere ouvir o som da própria respiração afirma que a música pode ser uma distração e até compromete o rendimento.

O artigo “Corrida e música: uma união audaciosa” dos autores Larissa Pereira Cova, Gabriela Kaiser Fullin Castanho, João Guilherme Cren Chiminazzo, Paula Teixeira Fernandes, avaliou a “influência da música em diferentes esportes com o objetivo de conhecer as percepções de corredores sobre a influência da música na corrida”.

A pesquisa foi realizada com 250 participantes em uma prova de corrida de rua em Campinas-São Paulo. Dos entrevistados pelos pesquisadores, 56% afirmaram que escutam música enquanto praticam corrida. 77,20% acreditam que ouvir música faz diferença na corrida; 53,20% disseram que a música pode melhorar o rendimento esportivo; 54,40% dos participantes apontaram que músicas rápidas são capazes de melhorar o rendimento e 67,20% disseram que músicas lentas não são capazes de reduzir o desempenho na corrida.

Os pesquisadores chegaram à conclusão, de acordo com as percepções dos corredores, de que a música pode ser considerada um recurso motivacional a ser utilizada como acompanhamento para a prática de corrida, além de um elemento capaz de ritmar seu desenvolvimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *