Correr ou não de máscara durante isolamento?

Máscara

Correr ou não de máscara? Quando terminar o isolamento, teremos de adotar novos hábitos? Alguns atletas, mesmo durante a pandemia, já estão usando o item para treinar. Mas como será depois?

Durante este período de isolamento social, a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é de sempre cobrir o rosto ao sair de casa, mesmo que seja para a prática de exercícios físicos.

O esportista deve ficar pelo menos um metro de distância de qualquer outra pessoa e evitar fazer atividades em grupo.

Segundo o diretor do programa de Ciências da Saúde da Universidade de Ciências de Filadélfia, Patrick Davitt, o corredor, se desejar correr sem máscara, terá de procurar locais onde esteja o mais isolado possível e, de preferência, sozinho.

“Se estiver correndo numa área com muitas pessoas, certamente elas deverão usar uma máscara. No entanto, o ideal é evitar essas situações. Enquanto conseguir correr sozinho numa área despovoada, pode deixar a máscara em casa. No entanto, vendo alguém no seu caminho, o ideal é atravessar a rua com bastante antecedência. É uma cortesia que devemos ter como corredores”.

Tudo para manter o necessário distanciamento social. Muitos especialistas afirmam qu as máscaras não substituem o distanciamento social, sem dúvida nenhuma, hoje, o melhor modo de retardar a propagação do vírus.

Ou seja, mesmo se correr com uma máscara, ela não o tornará invencível e imune ao vírus.

O especialista norte-americano revela ainda que as máscaras de algodão, por acumularem a transpiração, não são as ideias para correr, recomendando comprar máscaras “respiráveis” e com “microfibras”.

11 Replies to “Correr ou não de máscara durante isolamento?

  1. Ótimo post, companheiro…. Embora eu deva salientar que nós corredores não precisamos de máscara por conta de nosso histórico de atletas!

    Grande abraço!

    1. Sem levar em consideração a suposta hironia, creio que a máscara deve ajudar na prevenção, mas o vírus fica suspenso no ar e se você corre uma hora ou outra terá contato com este coronavírus e outros agentes biológicos por meio da pele das mucosas, por onde dizem que o vírus entre em nosso corpo.
      A questão ainda deve ser estudada e por enquanto, se puder, quem puder faça as atividades fśicas em casa, onde pelo menos a limpeza pode ser controlada.

    2. ai voce esta enganado companheiro
      historico de atleta somente afirma a baixa resistencia imonologica, todos e qualquer praticante de atividade moderada estimula o sistema imonológio, o atleta de baixo a alto rendimento tem uma inibiçao desse sistema pela altas cargas de trabalho executadas. Praticante e atleta são coisas muito diferentes.
      prof Daniel Manzato (coach mussa)

      1. Perai, eu não entendi o que você quis dizer com isso tudo aí… “o atleta de baixo a alto rendimento tem uma inibiçao desse sistema”, ou seja quem pratica esporte não tem sistema imunológico (ou pelo menos tem seu funcionamento reduzido)?
        Se for isso você está muito enganado.
        Explica melhor isso ai pra gente, por favor.

      2. O dia que em que a pratica de atividades de baixo ou alto rendimento inibirem o sistema imunológico do corpo humano eu rasgo meu diploma de médico. Existem milhares de artigos científicos que abordam o tema e o que acontece é o contrário. Procure opinar somente no que você tem certeza, pois informações como essas atrapalham as pessoas que buscam a verdade.

  2. Olá.Meu nome é Carlos tenho quase 63 anos ,sou atleta a 10 anos e minha dúvida sobre correr com a mascara não fica prejudicial exalar o próprio gás carbônico todo momento? says:

    Olá pessoal .Tenho 63 anos e sou atleta ha 10 anos.Tenho dúvida sobre correr com a mascara se está respirando o gás carbônico dele exalado.Isso não é prejudicial?

      1. Boa noite. Faço treinos dia sim dia não de 15 km, e um longão por mês. Percebi que: quando comecei a usar máscara para correr após o oitavo e nono km, minhas pernas começavam a ficar fracas e uma sensação de bambear. Aí acabei não usando mais, e parou essa sensação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *