Alongar antes ou depois do treino?

Muita gente tem dúvidas sobre alongamento! Fazer os exercícios antes ou depois do treino? Quem trata do assunto é Larissa Madeira, professora de Educação Física e proprietária do Sportive Vix Studio Personal .

Existem conflitos de opiniões sobre a realização do alongamento. A maioria dos autores defende que o alongamento antes treino de força pode causar déficit de força, provocando diminuição do desempenho muscular.

Pesquisadores da Unicamp fizeram um estudo e confirmaram que o alongamento antes da musculação causou prejuízo na performance, de modo que os treinos chegavam a render 20% a menos (JUNIOR ET Al., 2017).

Estudos mostram que alongar antes do treino também não mostrou eficiência para prevenção de lesões. Em contrapartida, uma boa flexibilidade melhora o padrão de movimento, favorece a recuperação e previne lesões.

O alongamento, quando feito no pós-treino, é indicado para o relaxamento, promovendo o alívio muscular, e não para melhorar a flexibilidade, e se o intuito for flexibilidade, é preferível que se realize em um momento dissociado a um treino de força!

Antes do treino, você pode realizar um aquecimento com exercícios de mobilidade mais específicos para a atividade principal e que trabalhem uma amplitude maior.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *