Hero SwimRun: uma prova como você nunca viu

Uma prova como você nunca viu. Nadar de tênis? Correr com palmar e boia (pullbuoy) presos à perna? Sim, isso é possível na Hero SwimRun, que está em sua 3ª edição! O competidor começa e termina a prova com os mesmos equipamentos. Não tem transição.

A competição é nova, surgiu há aproximadamente dez anos, na Suécia, onde um grupo de amigos decidiu durante uma conversa de bar explorar as ilhas de Estocolmo nadando e correndo com tênis, apito, touca, roupa de borracha, palmar e pullbuoy.

UP Foto_w_

A prova, que chegou ao Brasil em 2019 com a Búzios SwimRun (antigo nome da Hero SwimRun), retornará, no dia 10 de abril,  à linda cidade do litoral do Rio de Janeiro. Serão três distâncias para a escolha do atleta: SwimRun 6km (nível iniciante), 10km (nível intermediário), 23km (nível avançado).

 

Todos os percursos são sensacionais. Ao todo as provas passam por 20 praias e 7 tipos de terrenos diferentes.

Tempo

Os atletas de 23km têm um tempo limite de 5h30 para completar a prova, devendo cruzar a linha de chegada até 12h30. Esse horário também é válido para as demais distâncias, independente do horário da largada. Importante ressaltar que, como há diferentes percursos, são três largadas: 23km às 7h , 10km às 8h30 e 6km às 9h. Todas as provas tem sua largada e chegada na Praia de Geribá, base do evento.

Equipamentos

Diferentemente de competições que envolvem natação e corrida, nas quais o atleta faz a transição e troca de material, no SwimRun ele começa e termina com o mesmo equipamento. Não tira o tênis para cair na água, não tira a touca nem o palmar para correr e mantém a boia presa à perna. Por isso, recomendamos que só façam a inscrição os atletas que tenham alguma experiência prévia em natação no mar e corridas em trilhas.

Por questão de segurança, alguns equipamentos são obrigatórios: a touca de natação, o colete da prova, o apito, o tênis, o pullbuoy e o palmar. Todos são essenciais no processo de flutuação no mar.

Os competidores ainda podem optar por equipamentos opcionais como pé de pato, mochila, colete salva-vidas e luvas. Lembrando que devem carregar o tempo todo na corrida e natação tudo que usarem na largada. É proibida a ajuda externa.

Meio ambiente

UP Foto_w_

A questão ambiental é muito importante para a gente e queremos causar o menor impacto possível. Por isso, haverá coleta de lixo na praia de Geribá dois dias antes da prova e aberta a todos os interessados. A parceria é com a Guarda-mirim de Búzios e com a Embaixada da Suécia no Brasil, uma entusiasta do SwimRun no país.

Após o evento, será feita uma limpeza no local de competição, tanto nas trilhas como no local de largada e chegada.  Visando a segurança, todos os atletas podem contar com serviço de resgate no mar, balizamento com caiaques e pranchas, além do habitual percurso demarcado nas trilhas para garantir que todos estejam na direção certa e equipe médica de prontidão para qualquer atendimento.

Protocolos

Para a edição deste ano, a organização adotou protocolos em virtude do atual cenário. São eles: número de participantes limitado; acesso a arena exclusivo para atletas devidamente identificados e mediante medição de temperatura; totens de álcool gel na largada, chegada, pós-prova e acessos da arena; uso obrigatório de máscaras na arena (fornecida para todos os atletas antes e após evento); largadas controladas; não haverá divulgação de resultados gerais na hora (somente online após a prova); será permitido somente um acompanhante por criança na prova KIDS, sendo obrigatório o uso de máscara tanto pelo responsável quanto pela criança.

Serviço:

· Retirada de Kits: Sexta, 09 de abril de 17h às 22h – Local a ser divulgado no site oficial

· Largadas: Sábado, 10 de abril – 23km às 7h , 10km às 8h30 e 6km às 9h – em frente a Pousada dos Gravatás, Praia de Geribá

· Término do evento (estimativa, incluindo a premiação): 15h

· Contato: Fabio Iskandarian, organizador da prova – (21) 996296869 ou [email protected]

· Inscrições e mais informações em: www.heroswimrun.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *