Frutas nutritivas para os corredores

Você sabe quais são as frutas ideais para os corredores? A nutricionista clínica, funcional e esportiva Bianca Passos, a “Nutri que corre“, responde a essa questão neste rico texto:

“A corrida é uma atividade que exige muita energia e disposição do nosso corpo, por isso, no final dela, é importante repor as vitaminas e minerais perdidos durante o exercício.

Para uma alimentação perfeita para repor grande parte das perdas que ocorrem após os treinos, existem algumas frutas que são leves e de reposição rápida que vão auxiliar muito na nutrição dos corredores:

MELANCIA: o índice glicêmico dessa deliciosa fruta é ideal, além de ser extremamente hidratante e pouco calórica. A melancia é fonte de potássio, vitaminas A e B2 e licopeno, reduzindo os riscos de câncer de próstata.

UVA-PASSA: por estar desidratada, é mais rica em glicose, frutose, fibra, potássio e ferro que as uvas frescas. Você pode comê-la durante, antes e após os exercícios. O índice glicêmico da uva-passa é de 65, ou seja, ótimo para reposição rápida de glicose.

BANANA MADURA: quando verde, a banana possui maior concentração de amido, um tipo de carboidrato de absorção lenta. Por isso, a banana madura é mais indicada para antes dos exercícios e a verde, para depois. Por ser fonte de potássio, magnésio e manganês, a fruta ajuda a prevenir cãibras.

MELÃO: rico em vitamina A e antioxidantes, o melão faz bem para a pele, pois essa vitamina ajuda a proteger dos efeitos maléficos do sol. Hidratante, a fruta tem potássio. Pobre em calorias, contém adenosina, substância com efeito anticoagulante que ajuda a prevenir infartos e tromboses.

COCO: A água de coco é rica em potássio e, como um grande substituto de eletrólito, ela ainda tem sido usada para a hidratação em certas situações de emergência. A água de coco é menor em carboidratos em comparação com outras bebidas esportivas. Água de coco é apenas cerca de 4,5% de carboidratos, enquanto outras bebidas esportivas podem conter de 6% a 8% de concentração de carboidratos. Isso é bom para os atletas para controlar a ingestão de
açúcar e hidratar o corpo após um exercício físico.

Dica da Nutri que Corre de suco para o pós-treino:

  • Bianca Passos traz dica de suco de frutas para lá de nutritivo e especial

    200ml de água de coco

  • Uvas rubis (media 1 cacho )
  • Melão (fatia grossa) picado sem sementes
  • Melancia (fatia grossa) picada sem sementes
  • Bater tudo em liquidificador e consumir imediatamente para que não haja perda de
    nutrientes. Suco super nutritivo!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *