O que comer no inverno?

O inverno vem aí e, junto com a estação mais fria do ano, uma fartura de alimentos bem peculiares para a época nos convida a incrementar pratos e elaborar novas opções para as dietas cotidianas. Então, o que comer?

Bianca Passos dá dicas de alimentos para a estação mais fria do ano

Esse é o tema tratado neste post pela nutricionista clínica, funcional e esportiva Bianca Passos, a Nutri que corre”Nossa colunista traz semanalmente textos e dicas preciosos para aprimorar seu rendimento nos treinos.

“Alguns estudos apontam que, durante o inverno, por causa da temperatura baixa, alguns sistemas do nosso corpo ficam mais fragilizados, como os rins, a bexiga, além dos ossos e dentes. Durante o período, os rins estão mais vulneráveis a doenças, até mesmo porque no inverno temos a tendência de consumir menor quantidade de água, chás e sucos, ou seja, menos ativos, em relação ao seu tempo de parada e renovação.

Para fortalecê-los, o consumo dos alimentos típicos da estação fará um trabalho mais adaptado ao organismo.

Quando chega o inverno, logo vêm à cabeça pratos gordurosos, como fondue, queijos amarelos e chocolate quente com marshmallows. No entanto, a estação mais fria do ano pode – e deve – ser relacionada a alimentos saudáveis e com baixa caloria, que podem muito bem fazer parte da dieta”.

Bianca Passos, nutricionista

Sopas

Prato típico do inverno, a sopa caseira pode ser muito nutritiva se for preparada com os devidos cuidados. Evite temperos prontos, que têm uma grande quantidade de sódio e gordura, componentes que aceleram o aumento de peso e podem até agravar doenças cardiovasculares.

Evite sopas à base de cremes e queijos por conterem grande quantidade de calorias. As sopas mais magras são de legumes e verduras, principalmente as de folhas como repolho, espinafre e agrião. Para sabores diferentes, experimente uma de alho poró ou de creme de moranga. São de baixa caloria e sabor bem marcante.

Chás

Tea time

Beber chá traz vários benefícios à saúde, como proteção das artérias e auxílio na digestão, além do poder anti-inflamatório e antioxidante. Eles possuem baixíssimo valor calórico: uma xícara tem aproximadamente 2 kcal – se você acrescentar uma colher de chá de açúcar, passará a ter 22kcal. O ideal é consumir puro ou com mel.

No entanto, os chás industrializados trazem várias partes da planta, como folhas e talos, diminuindo a concentração dos princípios ativos da erva e os seus efeitos, compre em local que tenho segurança e selo da ANVISA.

Termogênicos

A canela tem ação estimulante, termogênica e antidiarreica – facilita a digestão, diminui o colesterol LDL, controla a glicose e diminui a compulsão por carboidratos e doces.

É indicada para quem tem bronquite, resfriados, tosse ou infecções como faringite e laringites. Não deve ser misturada a bebida quente, pois perde parte das suas propriedades, e, sim, deve ser polvilhada por cima.

O gengibre é uma raiz rica em vitamina C, capaz de imunizar o organismo contra gripes e constipações, reduzir o colesterol, cicatrizar as feridas, proteger as gengivas e defender o organismo dos radicais livres. Além disso, contém vitaminas B3 e B6, que ajudam a aliviar os sintomas da TPM, e antioxidantes como magnésio, selênio e zinco.

Frutas da estação

As frutas típicas do inverno são: abacaxi, pera, melão, morango e caju. Todas elas são ricas em vitamina C, nutriente muito importante para o sistema imunológico. Principalmente no inverno, esse grupo de frutas é rico em fibras que ajudam a controlar o colesterol e manter o intestino trabalhando direito, além de possuírem antioxidantes, substâncias que ajudam a prevenir câncer.

7 alimentos para comer no inverno, abuse desses alimentos:

Morango: Por seu baixo teor de calorias, é muito bom para ser incluído como sobremesa ou lanche em dietas de emagrecimento. Além disso, é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização de ferimentos e fortalece a parede dos vasos sanguíneos.

Laranja lima: Rica em vitamina c, essa fruta tem muitos antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias. Ela também é indicada para controle do colesterol, para regular o intestino e para melhorar o sistema circulatório. É especialmente recomendada para gestantes e crianças.

Pera: Rica em fibras, essa fruta é de fácil digestão. Além disso, é indicada pra quem quer emagrecer porque ajuda a reduzir o apetite, especialmente quando consumida antes das refeições. Pelo seu baixo índice glicêmico, ela também favorece o combate da diabetes, pois é das frutas que menos aumenta o açúcar no sangue.

Berinjela: Alimento de baixa energia, 100 gramas do seu consumo representa cerca de 30 calorias. É rica em tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas. Além disso, é uma rica fonte em fibras que faz com que ocorra uma redução do risco de câncer de cólon.

Batata-doce: Os principais benefícios da batata-doce são fornecer energia com carboidratos saudáveis e sem elevar muito o açúcar no sangue e por isso é uma excelente opção para quem malha e, em pequenas quantidades, para quem está fazendo dieta.

Palmito: É um excelente alimento para a manutenção da saúde óssea e para auxiliar no processo de crescimento das crianças, além de atuar no sistema imunológico e diminuir a retenção de líquidos.

Inhame: É uma boa fonte de vitamina B6, nutriente necessário para ajudar a quebrar a homocisteína, um aminoácido que pode danificar diretamente as paredes dos vasos sanguíneos. A ingestão adequada desse alimento reduz o risco de doença cardíaca.

Dicas da nutri que corre: Caldo proteico de inverno

Ingredientes:
1 colher de (sopa) de óleo de canola
1 batata doce cozida
100g de abóbora moranga cozida
200g frango cozido e desfiado ( peito)
Creme de leite light
1 cebola pequena ralada
1 dente de alho amassado
cebolinha
coentro
milho verde
sal a gosto
orégano a gosto

MODO DE PREPARO

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho, a cebola, o coentro e a cebolinha.
No liquidificador, bata a batata doce, junto com abobora e um pouco do milho com um pouco de água e junte ao refogado.
Acrescente o frango desfiado, o creme de leite, o milho verde que sobrou e o sal e orégano.
Decore com cebolinha picada e milho verde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *