Nutri que Corre fala dos benefícios do ovo

Bianca Passos destaca que ovo é ótima fonte de proteína

Você sabia que o ovo é um dos alimentos mais completos que temos? Esse é o tema que vai ser tratado pela nutricionista clínica, funcional e esportiva Bianca Passos, a Nutri que Corre”.

“Os ovos são ricos em vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade, boas gorduras e vários outros nutrientes menos conhecidos. Em apenas um ovo, podemos encontrar: Vitamina B12; Vitamina B2; Vitamina A; Vitamina B5;Selênio, cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, Vitamina E, folato e muitos mais.

Um ovo grande contém 77 calorias, com 6 gramas de proteína de qualidade, 5 gramas de gordura e traços de carboidratos. É muito importante perceber que quase todos os nutrientes estão contidos na gema. Ou seja, não descarte a gema.

Um dos benefícios do ovo é ser rico em proteínas. As proteínas são os principais blocos de construção do corpo e servem tanto para fins estruturais e funcionais. A proteína também auxilia na perda de peso e ganho de massa. Elas consistem em aminoácidos que estão ligados entre si.

Existem cerca de 21 aminoácidos que o corpo usa para construir suas proteínas. O corpo não pode produzir nove destes aminoácidos, que são considerados como “essenciais” e devem ser obtidos a partir da dieta.

A qualidade de uma fonte de proteína é determinada pelas suas quantidades relativas desses aminoácidos essenciais.

Essa proteína atua no desenvolvimento dos tecidos musculares, mantém os níveis da pressão osmótica e assegura o transporte de gorduras ao sangue. Já a gema contém os outros nutrientes mencionados, adicionando apenas os carotenoides biotina, luteína, niacina e zeaxantina, que têm propriedades antioxidantes.

Uma fonte de proteína que contém todos eles nas proporções certas é uma boa fonte de proteína.Os ovos estão entre as melhores fontes de proteína na dieta, por isso um dos motivos nos quais ele é queridinho de quem deseja ganhar massa.

Porém, o exagero é um problema, A PROTEÍNA ANIMAL É FONTE DE NUTRIENTES, MAS É PRECISO COMER COM MODERAÇÃO PARA NÃO SOBRECARREGAR O CORPO!!!

Há bastante tempo, o consumo do ovo vem sendo estudado e, vira e mexe, surge uma novidade que afirma ou condena o consumo desse alimento. Os últimos estudos se mostraram mais conclusivos e explicam o que devemos levar em consideração para tudo: exagerar a dose faz mal, sim!

No caso do consumo em demasia do ovo, existem riscos específicos. Ainda que sejam fonte de proteínas, vitaminas, minerais e demais nutrientes, os ovos são ricos em gorduras que podem afetar o colesterol.

A Associação Americana do Coração adverte que pessoas com problemas cardíacos ou que comem outras gorduras acompanhando o ovo (bacon, por exemplo, aplicados em dietas ricas em proteínas e sem carboidratos ) precisam moderar a ingestão do alimento, sendo a quantia recomendada de três ovos na semana.

Pessoas com hábitos saudáveis (dieta equilibrada e prática constante de exercícios) podem aumentar a quantidade, podendo ingerir até um ovo por dia.

Os estudos não mostram um consenso na quantidade de ovos permitida por dia, mas consumir cerca de 2 a 4 unidades por dia faz bem para a saúde. Para pessoas com diabetes, o ideal é que o consumo seja de no máximo 1 a 2 unidades por dia, juntamente com uma alimentação equilibrada para manter os níveis de colesterol e glicemia adequados.

O ovo cru ou malpassado pode conter a bactéria Salmonela, que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que têm ovos crus como ingredientes, como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.

A melhor escolha é consumir o ovo cozido ou frito sem adição de óleo ou manteiga, para não aumentar a quantidade de calorias e de gordura consumida na dieta.

Saiba agora!!

Excesso de proteína pode virar gordura!

Por servir também como energia para o organismo, posteriormente armazenado no tecido adiposo, o percentual de gordura corporal tende a aumentar. Ou seja, não adianta consumir mais proteína do que precisa para tentar crescer mais ou mais rápido, porque o excesso pode ser transformado em gordura e acabar com a sua definição.

Problemas renais, a tal sobrecarga!!

Já foram feitos inúmeros estudos e ainda não há evidências suficientes que comprovem que a alta ingestão de proteína possa causar danos renais em pessoas saudáveis, ou seja, que possuem um funcionamento normal dos rins.

Porém, quando há um consumo excessivo de proteína, o rim é obrigado a trabalhar mais, porque tem mais ureia para ser eliminada e apesar se não existir evidências que o excesso de proteína leve a problemas mais graves em pessoas saudáveis, existe o risco.

Vale lembrar que a recomendação varia de 0,8 à 2g de proteína por kg de peso corporal, dependendo do seu objetivo, do tipo, intensidade e outras variáveis do seu treino. Além disso, essa recomendação pode ser maior em casos mais específicos. Portanto, sempre recomendamos a consulta com uma nutricionista para uma orientação individualizada.

Bianca Passos
Nutricionista

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *