Nutri que corre fala dos benefícios do iogurte

Quem não gosta de iogurte? Esse é o tema da coluna de hoje preparada pela nutricionista clínica, funcional e esportiva Bianca Passos, a Nutri que Corre” .

Bianca Passos fala sobre o iogurte

“Proteínas, vitaminas, minerais, fósforo e cálcio – muito cálcio. Tudo isso dentro do potinho, para comer de colherada e no sabor que você quiser: do tradicional morango, passando por baunilha, mamão e nozes.

Esse é o iogurte, um leite fermentado produzido a partir da adição de lactobacilos, tipo de bactéria benéfica. Esses micro-organismos utilizam o açúcar do leite (lactose) para produzir energia e se proliferar e eliminam ácido láctico, substância que aumenta a acidez da flora intestinal e inibe a proliferação das bactérias nocivas.

Os lactobacilos são resistentes ao ácido gástrico e à bile e, por isso, chegam ao intestino. Acredita-se que o alimento começou a ser consumido há mais de 3 mil anos pelos povos nômades, que utilizavam conhecimentos milenares para conservar alimentos perecíveis”.

Confira os nutrientes encontrados no iogurte:

Proteínas: necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do organismo. Participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas.

Cálcio: mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de participar das contrações musculares.

Vitamina A: restauração e construção de novos tecidos. É fundamental na saúde da visão e da pele, auxilia no tratamento de acne e da queda de cabelo.

Vitaminas do complexo B: participam do metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos. Têm papel importante na produção de energia, na oxidação das células, na produção de neurotransmissores e nas funções neurológicas normais.

Molho de iogurte para salada

200G DE QUEIJO COTTAGE
POTE IOGURTE NATURAL
ORÉGANO A GOSTO
CHEIRO VERDE A GOSTO
MANJERICÃO A GOSTO

Modo de preparo:
BATER EM MIX OU LIQUIDIFICADOR
SAL A GOSTO
ORÉGANO E AZEITE

Bolo light de iogurte

2 gemas;
2 colheres de sopa de suco de limão;
1 xícara de chá de farinha de trigo integral;
1 xícara de chá de adoçante culinário em pó;
½ xícara de chá de iogurte desnatado;
2 colheres de chá de fermento em pó;
2 colheres de sopa de amido de milho;
6 claras;
1 colher de sopa de raspas de casca de limão.

Modo de preparo:
Em uma batedeira coloque as gemas, metade do adoçante e 1 colher de azeite de oliva. Bata tudo até obter uma mistura cremosa. Peneire a farinha com o fermento e o amido e adicione à mistura da batedeira, misturando o iogurte e batendo sempre.

Acrescente duas claras. Separe uma assadeira e unte com o azeite que sobrou ou se preferir separe uma assadeira de silicone que não precisa untar.

Despeje a massa e leve ao forno médio pré-aquecido por 20 minutos ou até que esteja levemente dourado. Se precisar faça o teste do palito para se certificar. Espere amornar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *