Nutri que corre fala sobre forma correta de consumir isotônicos

Certamente, 99% dos corredores ou alguém que pratica algum tipo de esporte já consumiram. Mas será que o todo mundo pode consumir?

Bianca Passos dá dicas sobre os isotônicos

A nutricionista clínica, funcional e esportiva Bianca Passos, a Nutri que corre”, que traz semanalmente textos e dicas preciosos para aprimorar seu rendimento nos treinos, está falando dos famosos isotônicos.

“Os isotônicos são bebidas esportivas formuladas para suprir as demandas do esporte. São bebidas que contêm em sua composição glicose, sódio e sais minerais e, por isso, têm indicação bastante específica: hidratar atletas que realizam atividade física intensa.

São meios ideais para reposição de líquidos e nutrientes perdidos durante a atividade física, ou seja, através do suor.

Muitas pessoas trocam e boa e velha água por um isotônico, mas isso pode ser perigoso. Talvez o sabor e a composição rica em sais minerais façam as pessoas pensarem que matar a sede com essa bebida seja uma boa ideia e até façam bem para o organismo. Mas não é tão simples assim.

Porém, quando consumidos de forma correta, os repositores hidreletrolíticos (isotônicos) podem ser uma poderosa arma para o atleta, pois melhoram a performance e recuperação, evitando fadiga durante e após a prática da atividade intensa e repondo eletrolitos e glicose gastos com essa atividade, além de evitar a desidratação.

Quando devo consumir?

Eles só devem ser consumidos se durante a atividade física que estiver praticando você perder mais de 2% do seu peso corporal durante a atividade.

Durante a atividade:
O quanto você deve consumir varia de até 1 litro de isotônico e 1 litro de água. A quantidade muda de acordo com quanto você suou (se você suar pouco, apenas 1 litro de isotônico; se suar muito, beba 1 litro de isotônico e mais 1 litro de água).

Ideal é consumir em treinos longos com mais de 1 hora ou explosivo. Ideal para consumir em treinos com dias muito quentes ou corridas que tenham um esforço grande (como subidas).

Ressaltando que essa reposição durante o treino deve ser feita de forma fracionada, não de uma vez só. É importante lembrar que, mesmo tomando o isotônico, é necessário beber água.

Após a atividade:
Após o treino, o ideal é repor 1,5 litro de líquido para cada 1 quilo perdido. Deve-se repor com metade de isotônico e metade de água, de forma fracionada, até 2 horas depois do treino.

Quando não devo tomar:
O isotônico contém muito sódio e pode ser perigoso, pois serve para repor e não para sobrecarregar o corpo de tais substâncias.

Devem ser evitados:

  • Pessoas que não praticam exercícios;
  • Pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial ou doenças renais;
  • Crianças só devem consumir isotônicos se forem atletas que participam de competições;
  • Beber antes de um treino se você já fez uma refeição com carboidratos, pois a bebida contém esse nutriente também;
  • Não usar para substituir a ingestão de água ou sucos naturais.

Usar isotônicos em excesso pode piorar os quadros de pressão alta, diabetes, sobrecarregam os rins e podem contribuir com o aumento da pressão sanguínea. Podem também prejudicar o esmalte dos dentes, causando cáries e aumentando a sensibilidade dentária.

E o mais temido por algumas pessoas: podem também engordar. Muita gente toma achando que está saudável, mas tomar a bebida sem necessidade dificulta a perda de peso. Os isotônicos industrializados com 500 ml possuem cerca de 120 calorias e possuem carboidratos na sua composição.

#dicadanutriquecorre

Isotônico caseiro

Você também pode fazer em casa. É simples de fazer e, além de economizar dinheiro,
você fica livre dos corantes e conservantes dos produtos industrializados que causa alergias
alimentares.

Ingredientes
250 ml suco natural de fruta cítrica (laranja, limão ou tangerina, fica a seu critério) , nesse caso
pode utilizar a palatinose ( açúcar da beterraba , pó vendido em farmácias e casa de produtos
para esporte).
1 colher (sopa) cheia de mel
1 colher (chá) rasa de sal
50ml de água gelada
Gelo a gosto
Modo de fazer
É só colocar todos os ingredientes em uma garrafa e agitar bem. Essa receita é para 300ml da
bebida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *