Carnaval pode ser o início de uma vida mais saudável

Uma das melhores épocas do ano para sair do sofá e colocar o corpo em movimento é o Carnaval. E a já tradicional folia brasileira – embora nestes dois últimos anos blocos, desfiles e eventos em geral tenham sido cancelados por conta da pandemia – pode servir de ponto de partida para quem busca uma vida mais ativa e saudável.

É aconselhável que todas as pessoas pratiquem atividade física regularmente, mas muitos colocam a culpa na falta de tempo, no excesso de trabalho ou falta de oportunidade.

O professor de Educação Física Nei Robson explica que a folia pode ser uma ótima oportunidade para a pessoa perceber que se sente melhor quando o corpo está ativo e utilizar a experiência para mudar seus hábitos.

“A dança tem um gasto energético e, dependendo da duração, do padrão de movimento, ela vai ser considerável para uma mudança no metabolismo. Épocas como Carnaval podem tirar a pessoa de uma zona de conforto e colocá-la para se movimentar. E isso pode favorecer uma mudança de hábito, que é o que todos devem buscar para ter uma vida mais saudável.”

Benefícios

Segundo Nei, um folião vai perceber os benefícios da atividade física e pode, a partir dali, sentir a necessidade de incorporar à rotina mais movimentos e objetivos específicos. “A dança serve como expressão corporal, coordenação motora, melhora o movimento, o equilíbrio, tem alguma atividade cardiovascular envolvida e trabalha também a questão da resistência muscular. Mas ela tem limites. Não dá para usar essa dança de carnaval somente. Ela pode ser um ponto de partida para que a pessoa procure outras atividades que vão trabalhar a saúde do corpo como um todo.”

Rotina ao longo do ano

Passado o Carnaval, chegou a hora de se programar para o restante do ano. “Para emagrecimento e fortalecimento muscular, a pessoa deve procurar algo mais específico com um profissional de Educação Física”, explica o professor.

“Esse período, se servir como ponto de partida para uma pessoa que não pratica atividade física regularmente e observa que se movimentar faz bem são corpo, vai ser ainda mais estimulante. A partir dali, ela pode procurar um professor de Educação Física para saber se ela está apta para exercícios sistematizados e mais específicos que vão gerar adaptações a curto, médio e longo prazo.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *