Óleo de coco fornece energia imediata e duradoura para a prática de exercícios

Quem faz atividades físicas sabe da importância de ter uma boa fonte de energia para se obter o melhor rendimento possível. Isso acontece pois o alimento que ingerimos antes da prática é o combustível que nosso corpo utiliza para a queima metabólica. Assim, caso essa ingestão seja inadequada, há o risco de o exercício não ter o resultado esperado para nossa saúde.

O ideal, portanto, é comermos algo que seja facilmente absorvido e forneça energia imediata e contínua para o organismo. E todas essas características são encontradas no óleo de coco extravirgem.

De acordo com a nutricionista funcional esportiva Ana Paula G. Karam, por ser uma gordura de cadeia média, o óleo de coco não passa pelo fígado. Isso significa que ele é rapidamente disponibilizado como energia após o consumo. “Trata-se de uma gordura muito semelhante à encontrada no leite materno. Por esse motivo, o produto é muito usado em cafés energéticos antes de treinos, por exemplo”, revela.

Outra característica importante do composto é que, apesar de fornecer combustível de maneira imediata, essa energia não é consumida rapidamente. “Ao contrário dos carboidratos, que geram um pico glicêmico e você precisa ingerir algo novamente após 30 minutos de exercício, o óleo de coco leva mais tempo para ser digerido e sustenta a prática por muito mais tempo”, explica a especialista

Já outros tipos de gordura, como a do azeite de oliva, que é de cadeia longa, não trazem essas vantagens. Por contar com uma estrutura molecular maior, seu período de metabolização acaba sendo diferente. “O azeite não é indicado antes de exercícios por demorar mais tempo para se transformar em energia. Já o óleo de coco fica disponível para o corpo entre 15 e 30 minutos após a ingestão. Ou seja, seus recursos vão diretamente para a sustentação da atividade física”, completa.

Como consumir?

Para se obter os benefícios e garantir uma prática saudável, a nutricionista recomenda que o óleo de coco extravirgem seja consumido puro ou adicionado a um café ou chá cerca de 30 minutos antes de se começar uma atividade. Inicialmente, a pessoa deve ingerir apenas 5g do composto, que é a quantidade mínima para obtermos os efeitos positivos. Depois, a porção pode ser elevada para até 10g, o equivalente a uma colher de sopa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *