Treinador se espelha em corredores quenianos e faz vídeos bombarem nas redes

Quando falamos em corrida, em especial a meia maratona e a maratona, não tem jeito, mesmo quem nunca correu sabe que os quenianos são de longe os melhores do mundo. Quando alguém assiste a uma maratona, já sabe que entre os primeiros lugares dificilmente não terá um queniano.

Mas qual será o segredo dos melhores do mundo? Ter a corrida incorporada à vida cotidiana diferencia o Quênia de muitas outras nações. No Espírito Santo, tem quem se espelhe nos africanos para formar atletas cada vez mais preparados.

É o caso do profissional de Educação Física Genilson Mendes, responsável pela equipe Oxidativa. Diante do sucesso dos vídeos dos treinamentos do grupo nas redes sociais, o Blog Corrida de Rua bateu um papo com o especialista para apresentar a sua metodologia de trabalho.

Blog: De que forma os quenianos influenciam nos treinos que você passa para os seus alunos. Objetivo é tornar corredores mais velozes?

Genilson: “A corrida para mim é mais que um esporte, é um estilo de vida e excelente ferramenta de inclusão e aquisição de bons hábitos. Não diria que sigo o padrão dos quenianos, o que para nós simples mortais é quase impossível (rss). Como um entusiasta da corrida de rua, busco espelhar o meu planejamento observando os melhores; ou seja, os atletas africanos.

Observando os princípios do treinamento desportivo, procuro desenvolver nos meus alunos todos os gestos desportivos e valências físicas necessárias para a prática da corrida de rua”.

Para quem está começando, o mais importante é conseguir resistência ou velocidade?

“Para quem está começando no mundo da corrida de rua, o mais importante é a avaliação. Isso envolve um grupo de profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física…

No que se refere à prática da corrida propriamente dita, é fundamental o desenvolvimento da estrutura biomecânica e resistência aeróbico antes de correr forte”.

Qual a principal dica pra quem deseja imprimir ritmo mais forte na corrida? Treinos fartlek, intervalados, tiros…

“As metodologias do treinamento de corrida de devem ser dinamizadas observando a individualidade biológica de cada indivíduo. O profissional de Educação Física deve fazer a anamnese, buscando uma avaliação qualitativa dentro dos limites de cada indivíduo”.

Como motiva seus alunos a gostar dos treinos de tiros?

“A motivação parte da energia que envolve essa prática. Parafraseando a grande Cora Coralina, “o professor feliz transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Procuro ser congruente com a minha metodologia, praticando aquilo que ensino e penso que esta é a principal fonte da motivação que transmito”.

É possível conciliar velocidade com treinos de longa distância? Por exemplo, um velocista que deseja fazer uma meia ou maratona…

“Para conciliar velocidade com resistência, o corredor precisa compreender que o organismo precisa de um tempo para se adaptar à prática da corrida. Um velocista costuma ser mais musculoso, por exemplo, ao passo que um fundista é leve e magro. Mas não impede que ambos possam correr uma maratona. Basta treinar com paciência e coerência e conscientizar-se das suas reais capacidades”.

Os vídeos da Oxidativa estão bombando nas redes. Qual o segredo?

“Os nossos vídeos foram uma grata surpresa, já que foram feitos em ambientes naturalmente frequentados por praticantes de atividades físicas, porém com muita alegria e entusiasmo. O mérito é dos meus alunos que fazem os vídeos com os seus celulares e me enviam, aos quais eu sou muito grato”.

Alunos têm procurado mais diminuir pace ou treinar pra provas de maior distância?

“Embora o objetivo da corrida de rua não seja em sua maioria a competição exacerbada, os alunos da equipe Oxidativa de Corrida de Rua têm um perfil competitivo. A missão, visão e valores da equipe conduzem, principalmente, à superação das crenças limitantes. Me encanta a cada dia observar pessoas superando os seus próprios limites, no que tange a idades, sexo biológico, condições socioeconômicas, enfim, não há limites quando se compromete com o próprio crescimento.

Costumo repetir aos meus alunos que eles são capazes de fazer tudo o que quiserem. Quando se compromete realmente, o crescimento torna-se inevitável e exponencial.

O que faz da corrida de rua algo tão envolvente e porque não dizer viciante é o fato de desenvolver nas pessoas o foco e a determinação. Esta é a nossa comunhão dentro do incrível mundo da corrida”.

Exemplo

O “corredor poeta” José Líbano “voa” nas pistas e é um dos entusiastas do treinamento aplicado pelo professor Genilson. Ele relata as mudanças e conquistas após receber as orientações do especialista:

“Estava muito bem e feliz com os meus resultados, porém precisava evoluir e encontrei na Oxidativa a parceria perfeita, com um treinador que corre do seu lado, fazendo avaliação e ajuste da sua forma de correr. Ter um trabalho de ativação antes dos treinos e das corridas oficiais foi um fator importante para a minha evolução. Com menos de 3 meses na equipe, passei de 45 minutos para 42 minutos nos 1O km. E não foi diferente com a Edinalva (mulher dele), ela também está numa ascensão sensacional. Seu método de treino é um diferencial e nos proporcionou essa evolução”, destacou Líbano.

Por sinal, como poeta e escritor que é, refletindo sobre a forma de trabalhar do professor, ele preparou um RAP: “O RAP DO GENILSON”. Veja abaixo:

“Sou um treinador
De muita dedicação!
Se busca desafios,
E comigo mesmo meu irmão.

Comigo o cansaço é eminente,
A dor faz parte do treinamento!
E se queres vencer,
Precisa seguir em frente.

Seu corpo vai chorar,
Suas pernas bambear,
Mas se quer ser campeão!
A luta é essa e não desanime não.

Não tem dia ou hora,
Sempre será dia de correr!
Levante cedinho para fazer
O que te dá prazer.

No Rap do Genilson,
Teremos que rebolar!
Para conseguir o objetivo,
E o sucesso alcançar.

Mas se querem só correr,
Não corram para cá!
Aqui o bicho pega
Até a vitória alcançar.

Uso a técnica dos quenianos,
Ativação em todos os treinos,
Comigo é assim!
Você já saí correndo! Tremendo.

E se gosta de desafios,
Se a velocidade te fascina!
O Rap do Genilson é a solução,
E se você se dedicar!
Poderá ser um futuro campeão”.

AUTOR: J_ LIBANO.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *