Olimpíadas Rio 2016: Vitória se prepara para receber tocha olímpica em maio

Do calor. Da chama. Do povo. Do Brasil. Dos jogos”. Esse é o grande tema do tour da tocha olímpica neste ano. Vitória foi selecionada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e está entre os municípios escolhidos como cidade celebração. O revezamento passará pela capital em maio, e Vitória já se prepara para esse momento.

Reuniões semanais entre os envolvidos estão sendo realizadas para que toda a logística seja apresentada ao COB. Nesta sexta (15), aconteceu novo encontro, na sala de reuniões do Palácio da Prefeitura de Vitória. O trajeto será de 30km, em quase quatro horas de percurso. O revezamento vai envolver não apenas pessoas ligadas ao esporte, mas também crianças, artistas locais e moradores.
Durante o dia, que ainda será divulgado, haverá ações culturais e promocionais e atrações nos principais pontos históricos de Vitória. Em 2007, durante a realização dos Jogos Pan-Americanos, Vitória também recebeu a tocha panamericana. Outros municípios do Espírito Santo também receberão a visita da tocha como Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus.

Conheça a história da tocha olímpica
A tocha olímpica é um importante símbolo olímpico, e sua origem é da Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Na atualidade, em cada edição olímpica, a tocha é acesa meses antes do início, no local dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, nas ruínas de Olímpia, e segue para o país-sede, circulando pelas cidades em forma de revezamento até um dia antes da cerimônia de abertura.
História do fogo olímpico
Os gregos fizeram seus primeiros Jogos Olímpicos em 776 A.C, e a cada quatro anos, honravam a Zeus e a outras divindades. As competições marcaram um período de paz em meio às constantes guerras.cerimonia-tocha-olimpiada-londres-20120510-09-original

Diz a lenda que Prometeu teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais e para celebrar a passagem do fogo de Prometeu ao homem. Os gregos faziam corridas de revezamento, nas quais os atletas passavam a tocha entre si até que o vencedor cruzasse a linha de chegada. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições. Essa tradição voltou nos Jogos Olímpicos de Amsterdam, em 1928.

O fogo possui um significado divino para muitos povos, incluindo os gregos, e estava presente nos santuários de Olímpia e em honra a Zeus. Durante os Jogos Olímpicos da Antiguidade, fogos adicionais eram acesos no seu templo e no de sua mulher, Hera. A tocha olímpica moderna é acesa nas ruínas onde costumava ficar o templo de Hera.

Era moderna: revezamento da tocha olímpica
Esse sistema de revezamento – acendimento da tocha em Olímpia para depois seguir ao país-sede, passando por várias cidades – teve início nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, com a tocha sendo transportada de várias formas: terra, mar e ar. O acendimento da pira olímpica após o revezamento é um dos pontos mais emocionantes de uma Olimpíada, e a cada edição, o país-sede busca inovar a ideia.

Esse toque de originalidade começou com os espanhóis em Barcelona, em 1992, quando um arqueiro disparando flecha com o fogo olímpico acendeu a pira. Mas, segundo uma filmagem amadora, a flecha passou pela pira, que foi acendida por um dispositivo automático.

Revezamento no Brasil
A tocha olímpica brasileira vai passar por mais de 300 cidades, em um total aproximado de 20 mil km, com quase 15 mil condutores. Vitória, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim estão entre as 83 ‘cidades celebração’ da passagem da tocha.tocha1-680x365

A tocha Rio 2016 é feita de alumínio reciclado, cheia de cores, dando referência às belezas culturais e naturais do País. O amarelo vai representar o sol e o ouro; o verde, as montanhas, morros e vales; o azul, os mares e os rios. A tocha ainda remete ao tradicional e famoso calçadão de Copacabana.

 

Fotos:  divulgação Rio 2016/ divulgação/ reprodução internet


 

Viu algo interessante no mundo do esporte?

É só enviar sua sugestão para: [email protected]

Curta o Louca por Esportes no Facebook!!!!!!

3 Respostas para “Olimpíadas Rio 2016: Vitória se prepara para receber tocha olímpica em maio

  1. Sou professor de Educação Física, e sempre importante ter o conhecimento das modalidades esportivas e meu sonho é tornar um preparador físico.
    Gostaria que vcs mostrasse mais sobre preparação treinos ,atividades e exercicios prescritas para o jogadores

  2. **É realmente muito bonita e sofisticada. e é automatica seu funcionamento , ela é fechada e ao apertar um botao escondido na base ela ejeta e mostra essas partes coloridas… eu sei por que TEMOS UMA AKI EM CASA DELA NA ESTANTE .kkkkk minha sobrinha ganhou ela ontem ao carregar entre Caldas Novas e Araguar. Titio orgulhossso, kkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *