Agenda Esportiva: 4º Campeonato de Kendô de Vitória será neste sábado (26)

Neste sábado (26), vai rolar no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho,  a partir das 9h, o 4º Campeonato de Kendô de Vitória, com entrada franca. São 50 atletas disputando as seguintes categorias: individual – Aspirantes e 1º Kyu (masc) – 1º Dan e 2º Dan (masc) – 3º Dan e 4º Dan (masc) – Aspirantes até 2º Dan (fem) Equipe – Misto (independe de sexo e graduação). O evento é de organização da Associação de Kendô de Vitória.
15139323_10208034784215170_319373980_n
Kendo no Espírito Santo
Atualmente o Katidoki é o único Dojo do Espírito Santo filiado à Confederação Brasileira de Kendo (CBK), e seguindo as orientações da Federação Internacional de Kendo, entidade responsável pelas regulamentações e graduações de Kendo, Iaido e Jodo em todo o mundo. O objetivo principal do Katidoki é a divulgação da cultura japonesa no Espírito Santo, através do Kendo e do Iaido. No Kendo e no Iaido não é permitido receber dinheiro para ensinar, portanto o esforço dos professores deve ser sempre devidamente respeitado pelos alunos. Os treinos são orientados por instrutores com até 3º Dan Kendo e 2º Dan Iaido. Kendo é uma arte-marcial japonesa moderna (Gendai Budo), desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos Samurais do Japão feudal, o Kenjutsu. Em geral a palavra Iaido é traduzida como o caminho da vida em harmonia, ou a arte de se adaptar a circunstancias, ou o caminho do estar aqui e agora. O Iaido é uma arte-marcial moderna de prática individual. Os Katas começam e terminam com a espada embainhada, implicando portanto o ato de desembainhar e embainhar a espada.
Saiba mais sobre a modalidade
O Kendo (“caminho da espada”) é uma arte marcial japonesa baseada nas técnicas de esgrima usadas pelos samurais na época do Japão feudal.  No Kendo são utilizados alguns equipamentos específicos para o treinamento, como, por exemplo, a espada de bambu (shinai), a espada de madeira (bokuto, usada para os treinos de kata), as vestimentas (hakama e keikogui) e a armadura (bogu). Para os iniciantes, o único material que é estritamente necessário é a espada de bambu.
15228100_10208034734413925_1377278271_n

Como a grande maioria das artes marciais, o Kendo possui uma hierarquia de graduação, embora essa graduação não possa ser visualizada por algum indício externo, como, por exemplo, o caso das faixas coloridas no Judô. Tomando o próprio Judô como analogia, qualquer aluno que ainda não chegou à faixa preta é considerado aspirante e a partir desse nível ele é graduado. A graduação dos aspirantes é categorizada de forma decrescente (do maior para o menor), começando pelo que chamamos de 5º kyu e chegando até o 1º kyu (o que seria a faixa marrom no caso do Judô). A partir daí a graduação é crescente e agora é chamada de dan, o “faixa preta” é, portanto, 1º dan ou 1º grau. A máxima graduação que um kenshi (termo japonês para se referir ao praticante de Kendo) pode alcançar é 8º dan.

Mais informações: https://katidoki.com.br/

kendoo

Programação:
8h30: preparativos e aquecimento
9h: início da orientação para exame de graduação de Kendô
10h: exame de graduação de Kendô até 3º Dan
12h: pausa de almoço
13h: início do 4º

Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svgfoto-instagram-esboco-do-logotipo-da-camera_318-56004

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *