Relembre acontecimentos marcantes do futebol espanhol que “comemoram” aniversário nesta semana

03/09/2003 – Ronaldinho abre sua conta na LaLiga com um golaço de madrugada

03/09/2003 – Ronaldinho abre sua conta na LaLiga com um golaço de madrugada

Prestes a começar mais uma temporada, a LaLiga relembra grandes momentos de sua história: com nomes como Ronaldinho, Ibra, João Félix, Bale, Ronaldo e Maradona.

Foi uma data mágica na história do FC Barcelona, ​​quando mais um dos mais novos campeões da Copa do Mundo, em 2002 com o Brasil, chegou à LaLiga. E logo em sua estreia em casa pelo clube blaugrana, Ronaldinho recebeu a bola perto do meio do campo, partiu em direção ao gol, passou por dois zagueiros e chutou a bola a cerca de 30 metros do goleiro adversário. Foi um momento memorável para os 80.237 presentes no Camp Nou, especialmente porque o duelo – que terminou empatado em 1-1 – começou depois da meia-noite, devido a problemas de agenda. O brasileiro marcou mais 69 gols na LaLiga em cinco anos no Barça, incluindo muitos espetaculares – conquistando, ainda, títulos da LaLiga em 2004/2005 e 2005/2006. Ele também deu 50 assistências, incluindo uma famosa para Lionel Messi, de 18 anos, pouco antes de deixar o clube catalão em 2008.

Nesta semana, no entanto, outros acontecimentos marcantes do futebol espanhol também “comemoraram” aniversário – como a estreia de Zlatan Ibrahimovic pelo Barcelona em 2009; o primeiro gol, da estrela portuguesa João Félix em 2019; Bale seguindo os passos de Ronaldo no Real Madrid, com ambos sendo apresentados em um mesmo dia, nos anos de 2002 e 2013, respectivamente; e o início de Maradona pelos blaugrana em 1982. Relembre:
31/08/2009 – Zlatan começa com o pé direito

Definitivamente, Zlatan Ibrahimovic não é um homem tímido na hora de causar uma boa primeira impressão. No dia 31 de agosto de 2009, a nova contratação – vinda da Inter de Milão – fez sua estreia na LaLiga pelo FC Barcelona, em um duelo contra o Sporting Gijón. E durante a vitória catalã por 3-0, o atacante sueco logo marcou um belo gol, de cabeça, de forma acrobática. Repetindo esse feito, de balançar as redes, em cada um dos quatro jogos seguintes da LaLiga, com a equipe de Pep Guardiola avançando na corrida pelo título. Principalmente após a vitória em seu primeiro ‘El Clásico’ contra o Real Madrid, em novembro daquele ano. Embora Guardiola se questionasse cada vez mais sobre a melhor forma tática de colocá-lo no mesmo time do astro emergente Lionel Messi, o sueco se destacava física e tecnicamente, terminando a temporada com um total de 16 gols no campeonato e nove assistências. Ele também tinha uma medalha de campeão da LaLiga no bolso quando voltou para a Itália no verão europeu seguinte, para ingressar no AC Milan.

 

01/09/2019 – João Félix empolga no Wanda Metropolitano

Houve grande emoção no Wanda Metropolitano em 1º de setembro de 2019, quando o novo herói da torcida do Atlético de Madrid, João Félix, marcou seu primeiro gol no LaLiga. A estrela portuguesa mostrou uma sensibilidade e compostura impressionantes para finalizar à queima-roupa, depois de o companheiro de ataque Diego Costa ter escapado atrás da defesa do SD Eibar. Já nas primeiras semanas na LaLiga, João Félix emocionou os torcedores do rojiblanco com uma corrida de 60 jardas – desde seu campo de defesa – até conseguir sofrer um pênalti contra o Getafe CF. Dando, ainda, uma assistência para Vitolo em outro derby contra o CD Leganés. Problemas com lesões e problemas inevitáveis ​​para se acostumar com um novo clube em uma nova liga em um novo país afetaram sua primeira temporada na Espanha, mas o jovem de apenas 20 anos terminou a temporada com seis gols da LaLiga, incluindo golos importantes contra os principais rivais (Villarreal CF e Sevilla FC), e muito mais se espera quando a nova campanha for reiniciada nas próximas semanas.

 

02/09/2002 e 2013 – Bale segue os passos de Ronaldo Fenômeno

“Ronaldo, esta é a sua casa”, disse o presidente do Real, Florentino Perez, no Estádio Santiago Bernabéu, em 2 de setembro de 2002, quando Ronaldo Nazário foi apresentado aos fãs e à mídia, poucas semanas depois de marcar na final da Copa do Mundo daquele ano, no título do Brasil sobre a Alemanha. 11 anos depois, Gareth Bale estava quase no mesmo lugar, na área VIP do estádio, quando o então novo jogador mais caro do mundo, disse que era um “sonho que se tornou realidade” ingressar em um clube que apoiou por toda a vida. Ronaldo e Bale se estabeleceram rapidamente no clube e na LaLiga – o brasileiro marcou logo em seu primeiro toque na competição, em duelo contra o D. Alavés; enquanto o galês fez a mesma coisa, estreia diante do Villarreal CF. Ambos também conquistaram dois títulos da LaLiga (até agora), enquanto Ronaldo marcou 83 gols na competição em cinco temporadas, Bale está atualmente com 80 gols – após suas primeiras sete temporadas na Espanha.

 

04/09/1982 - Maradona começa com tudo sua carreira no Barça
04/09/1982 – Maradona começa com tudo sua carreira no Barça

Diego Armando Maradona ainda não havia vencido uma Copa do Mundo quando chegou ao Barcelona no verão europeu de 1982, mas já era aclamado como o melhor jogador do mundo. O argentino correspondeu a essas expectativas ao marcar um gol inteligente logo em sua estreia na LaLiga, no dia 4 de setembro de 1982 – mesmo que tenha sido na derrota por 2-1 frente ao Valencia CF. Ele ainda marcou mais cinco gols em suas 12 partidas seguintes, ao mesmo tempo em que deu a assistência aos dois gols de sua equipe na vitória do ‘El Clásico’ no Estádio Santiago Bernabéu, a casa do Real Madrid. No entanto, uma doença o atingiu em dezembro, quando ele foi diagnosticado com hepatite, enquanto o azar com as lesões continuou a afetar seu tempo no Camp Nou. A carreira de Maradona no Barça nunca atingiu o ápice – que mais tarde alcançaria com o Napoli e a Argentina -, mas ele ainda marcou 27 gols em 62 partidas no total, e é lembrado com carinho por muitos na capital catalã.

Sobre a LaLiga

Fundada em 1984, a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. LaLiga, com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 chegou a mais de 2700 milhões de pessoas em todo o mundo. A associação também dispõe de uma fundação ativa e é a primeira liga de futebol profissional do mundo em possuir uma liga para jogadores com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.
Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svgfoto-instagram-esboco-do-logotipo-da-camera_318-56004

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *