Adílio será homenageado no Shopping Vitória neste sábado (07)

Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico! Qual rubro-negro fanático não sabe escalar esse timaço do Flamengo que foi campeão mundial em 81? E após o bate-papo realizado com o Mozer no último fim de semana, neste sábado (07), será a vez do ex-meia Adílio atender os flamenguistas e fãs de futebol. O ídolo rubro-negro estará no Cinemark Vitória, às 10h 30, para uma conversa com os fãs.

O evento é de organização da Fap Eventos Esportivos e a entrada para assistir a homenagem é solidária: para garantir o ingresso é necessário doar 1kg de alimento não-perecível ou um produto de limpeza no Zico Park, na praça eventos do Shopping Vitória. Por conta da pandemia do Coronavírus, a entrada será limitada a 100 pessoas.

Autógrafos

E à tarde, de 15 às 18h, Adílio estará no Zico Park para atender aos fãs e distribuir autógrafos.

 Carreira

Adílio de Oliveira Gonçalves, mais conhecido apenas como Adílio, nasceu no Rio de Janeiro no dia 15 de maio de 1956. É um dos grandes ídolos do Flamengo, clube que defendeu entre 1975 e 1987.

Foi revelado por Dominguinhos, ex-atacante do Flamengo, na Usina de Talentos, na Comunidade da Cruzada de São Sebastião, no Rio, entre Ipanema e Leblon. Naquela favela de cimento armado, também foram revelados outros craques, como Rui Rei, Antunes, Ernani, Júlio César Uri Gueller e Paulinho Pereira. Todos costumavam jogar bola também na Praia do Pinto.

Criado no rubro-negro carioca, clube que defendeu por grande parte de sua carreira, vestindo a camisa 8, Adílio atuou ao lado de Zico no período mais vitorioso da história do clube. Com esse time, o Flamengo conquistou suas maiores glórias, incluindo a Copa Libertadores da América e o Mundial de 1981, e os Brasileiros de 1980, 1982 e 1983.  Ao todo, ele fez 611 jogos (471 vitórias, 147 empates e 93 derrotas) e marcou 128 gols (números do “Almanaque do Flamengo”, de Clóvis Martins e Roberto Assaf).

ADÍLIO COMEMORA GOL DO FLAMENGO CONTRA O LIVERPOOL, NO MUNDIAL DE CLUBES DE 1981

Depois de deixar a Gávea, Adílio chegou a jogar por clubes como Coritiba, Barcelona de Guayaquil (Equador) e Alianza Lima (Peru). Porém, já em final de carreira, passou a atuar por times do interior do Rio, como América de Três Rios, Friburguense e o Barreira.

Características como jogador

Adílio era um jogador de rara habilidade e criatividade, dono de um passe perfeito e adepto a um estilo de jogo clássico. Contudo, também soube ser decisivo em sua carreira, como quando marcou o segundo gol do Flamengo na vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool, na final do Copa Intercontinental de 1981, ou quando fez o terceiro gol na vitória por 3 a 0 sobre o Santos na decisão do Campeonato Brasileiro de 1983.

Como treinador

Após encerrar sua carreira de jogador, Adílio foi treinador do Bahain (Arábia Saudita) e do CFZ-RJ. Mas, em 2003, o ex-meia rubro-negro retornou a sua casa, onde trabalhou com as divisões de base do Flamengo.

Seleção Brasileira

Adílio teve somente duas atuações pela Seleção Brasileira de Futebol. Contudo, deixou sua marca ao dar um lindo passe para Júnior fazer o gol da vitória brasileira sobre a Alemanha, em uma partida disputada no Maracanã, em 1982.

Após se aposentar do futebol de campo e migrar para o futebol de salão, Adílio foi campeão do mundo com a Seleção Brasileira de Futsal na Copa do Mundo de 1989. Ele é o único jogador da história a ter atuado como profissional nas Seleções Brasileiras de futebol de campo e futebol de salão.

 Hoje Adílio tem 65 e trabalha no Flamengo, na Fla Master e faz parte da diretoria da Fap com o futebol profissional.

 

Serviço: Homenagem ao Adílio

Quando? 07 de agosto

Horário: 10h 30

Local: Cinemark Vitória

Entrada solidária: 1kg de alimento não-perecível ou um produto de limpeza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *