Esportes

Gilmar vê formação alemã como exemplo para seleção

Gilmar vê formação alemã como exemplo para seleção Gilmar vê formação alemã como exemplo para seleção Gilmar vê formação alemã como exemplo para seleção Gilmar vê formação alemã como exemplo para seleção

São Paulo – A Alemanha virou referência para o futebol brasileiro depois da vitória por 7 a 1 sobre a seleção na semifinal da Copa do Mundo. E o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, o técnico Dunga e o assistente Andrey Lopes voltaram nesta segunda-feira ao Brasil depois de mais de três semanas na Europa. Após os amistosos contra Turquia e Áustria (vitórias por 4 a 0 e 2 a 1, respectivamente), o trio permaneceu no continente e foi à Alemanha para buscar informações sobre a formação de jogadores.

“Conhecemos toda a estrutura do Borussia Dortmund, principalmente a base, que é muito forte. Eles são um dos times que mais vendem e revelam jogadores e a gente queria entender um pouco como fazem isso. Depois jantamos com o Jurgen Klopp (técnico do Borussia Dortmund) e ele nos passou uma série de coisas”, disse Gilmar Rinaldi.

Klopp está no Borussia Dortmund desde 2008 e reergueu o clube após grave crise financeira. Nos últimos seis anos ele conquistou seis títulos: Campeonato Alemão (2010/2011 e 2011/2012), Copa da Alemanha (2011/2012) e Supercopa da Alemanha (2008, 2013 e 2014).

Os integrantes da comissão técnica da seleção ficaram dois dias na Alemanha e também se encontraram com Hannes Wolf, técnico da categoria sub-17 do Borussia Dortmund, Lars Ricken, gerente das categorias de base, e Kai Kuhlmann, responsável pela programação de treinos do clube.

Gilmar Rinaldi, Dunga e Andrey Lopes aproveitaram a visita às instalações do Borussia Dortmund para conhecer e testar o Footbonaut, uma máquina que simula situações para treinamentos. “Todo mundo falava desse equipamento e fomos lá para conhecer. Ele faz correção de passes, domínio de bola, capacidade de reação e outros fundamentos. É uma máquina bem complexa e só existem três no mundo – no Borussia Dortmund, no Hoffenheim e outra no Catar”, disse Rinaldi. Mas não está nos planos da CBF adquirir o equipamento.

INGLATERRA – Depois da passagem pela Alemanha, o trio foi para Londres, onde visitou as instalações do centro de treinamento do Chelsea e almoçou com o técnico português José Mourinho. “Quatro jogadores nossos jogam lá (Filipe Luís, Willian, Oscar e Ramires) e fomos fazer um intercâmbio”, explicou Gilmar Rinaldi.

Na Inglaterra, eles viram de perto três partidas do Campeonato Inglês: Chelsea 2 x 0 West Bromwich, Arsenal 1 x 2 Manchester United e Crystal Palace 3 x 1 Liverpool, todos em Londres.