Esportes

Homenagem, presenças ilustres e título inédito: como foi a conquista do Galáticos

Time da comunidade de Santo Antônio conquista o título nos pênaltis e emociona o estádio com homenagem ao atacante Luiz Felipe, o Doritos

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Uma final que vai ficar marcada na história do futebol amador capixaba. A decisão da Copa Vitória das Comunidades teve todos os ingredientes de um jogo marcante. Gols, grandes defesas dos goleiros, candidato a herói, craque desperdiçando pênalti e muita festa das torcidas. Um fim de manhã de domingo ensolarado que terminou com o Galáticos de Sábado coroado campeão.

Sob olhares dos ex-jogadores Jorginho, lateral-direito da Seleção Brasileira na conquista do tetra em 1994, e Odvan, ex-zagueiro do Vasco, Galáticos de Sábado e Grêmio do Forte São João decidiram o título neste domingo (17). Após empate em 1 a 1 no tempo normal, com gols de Ratinho e Caio, ambos no primeiro tempo, a decisão foi para os pênaltis. E deu Galáticos por 4 a 3, com o goleiro Denner sendo decisivo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Uma das muitas homenagens do elenco do Galáticos ao atacante Luiz Fernando, o Doritos

Volta olímpica, troféu erguido e uma homenagem emocionante ao atacante Luiz Felipe, o Doritos, que foi morto a tiros na madrugada do dia 29 de novembro, quando voltava para casa depois da vitória do Galáticos nos pênaltis sobre o Jabour nas quartas de final da competição. Jogadores e comissão técnica exibiram camisetas com a foto do colega e levaram para o palco de premiação a mãe do jogador, Simone.

“Meu filho era um menino de ouro. Eu só tinha ele e tiraram ele de mim. Era um trabalhador. Essa vitória aqui é por você meu filho! Você nunca vai ser esquecido”, contou Simone, emocionada e cercada de muitos abraços e carinho de todos o elenco do Galáticos.

Quem herdou a camisa 9 do Doritos foi o atacante Caio César. E coube a ele fazer a cobrança do pênalti do título.

“No ano passado batemos na trave, mas neste ano a gente não poderia sair sem o título. Na hora que a bola bateu na rede, tirei um peso danado das costas. O título é para o Doritos, que deveria estar no meu lugar fazendo essa cobrança. Toda homenagem para o nosso irmão é pouca. Eu não queria estar aqui de titular porque o titular era ele. Mas fico muito feliz por poder fazer essa homenagem”, comemorou Caio César.

Também candidato a herói, o goleiro Denner comemorou fazendo homenagem à esposa, Eluana, que está grávida do terceiro filho do jogador.

“Desde o começo do campeonato a gente tem encarado situações difíceis. Mas a confiança o time é total. Essa família aqui é muito unida! Eu gosto de chamar a responsabilidade, já é uma marca minha pegar os pênaltis. Só tenho a agradecer ao time todo. Essa conquista vai também pra essa família linda que eu tenho, que me apoia todos os dias”, contou Denner.

A festa que se iniciou no Salvador Costa não demorou para ir parar em Santo Antônio. A tão esperada chegada do troféu em Santo Antônio aconteceu sob olhares de jogadores, familiares e torcedores. Mesmo com alto nível de competitividade, a conquista tinha sido prevista por Celso Roncatto, treinador do Galáticos, no início da competição.

“Acabei jogando uma pressão em nós mesmos com aquela entrevista. Mas eu sabia que o time daria conta de lidar com isso. No que diz respeito à qualidade individual dos atletas, eu tinha certeza que ninguém era superior a nós. O adversário era muito forte, mas nós merecemos esse troféu”, comemorou Roncatto.

O Galáticos tem somente três anos de fundação, mas já com duas finais de 1ª Divisão no currículo e, agora, um troféu de 1,75m na sua galeria.

 VEJA TAMBÉM: FOTOS | Veja como foi a final histórica da Copa Vitória das Comunidades

Como foi o jogo

Galáticos e Grêmio foram as duas melhores equipes da Copa Vitória das Comunidades e fizeram uma final à altura. O time do Forte São João começou melhor, apertando a marcação. E abriu o placar numa dessas pressões. Após roubada de bola no campo do adversário, Ratinho recebeu passe, driblou a zaga e chutou forte, de fora da área, para botar o Grêmio na frente: 1 a 0.

O jogo continuou bom. E o Galáticos, aos poucos, entrou de vez na partida. Aos nove minutos, Polegar entrou na área pela direita e bateu cruzado para tentar empatar, mas o goleiro Valdeci fez a sua primeira grande defesa na partida e mandou pra escanteio. Na cobrança de escanteio, a defesa cortou o primeiro cruzamento, mas a bola voltou nos pés de Navinha, que fez outro cruzamento e, dessa vez, botou a bola na cabeça do zagueiro Caio, que fez 1 a 1.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Goleiro Denner brilhou na disputa de pênaltis

No segundo tempo, o Grêmio teve o goleiro Valdeci como seu principal jogador. Ele impediu o gol da equipe de Santo Antônio em pelo menos três ótimas oportunidades. Com o empate em 1 a 1, a decisão foi para os pênaltis.

Ratinho abriu as cobranças, fazendo 1 a 0 para o Grêmio. Dudu fez a primeira cobrança do Galáticos e mandou por cima. na sequência, porém, Neguinho também mandou pra fora a cobrança do Grêmio. Lucão empatou para o Galáticos, Jonathan fez 2 a 1 para o Grêmio, Breninho empatou novamente, Adler fez 3 a 2 para o Grêmio, Matheuzinho empatou de novo. Aí, Felipinho foi para a quinta cobrança do Grêmio, mas parou no goleiro Denner. Na sequência, Caio César acertou a cobrança do título.

Chave de ouro

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, em meio ao elenco do Galáticos de Sábado durante a premiação

A volta olímpica do Galáticos fechou com chave de ouro a edição deste ano da Copa Vitória das Comunidades. Um encerramento que encheu de orgulho o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

“Domingo lindo, estádio Salvador Costa cheio e com o engajamento das comunidades. Esporte é vida. Aqui temos bons exemplos para a molecada. Ver o sorriso em cada jogador, em cada membro da comunidade não tem preço. São entregas marcantes, feitas com muito amor e muito carinho, para que as coisas boas das áreas elevadas, dos morros sejam conhecidos por todo o Espírito Santo. E a Rede Vitória é extraordinária nessa parceria, com a transmissão ao vivo para o Estado inteiro! Todo quer estar aqui disputando”, encerrou Pazolini.

Galáticos 1 x 1 Grêmio

(Nos pênaltis, Galáticos 4 a 3)

ESTÁDIO: SALVADOR COSTA

GALÁTICOS DE SÁBADO: Denner; Lukão, Estevão, Caio e Jean Sá; Davi (Dudu), Polegar (Matheuzinho), Erick (Pedro Henrique) e Breninho; Navinha (André) e Caio César. Técnico: Celso Roncato

GRÊMIO: Valdeci; Polim (Barreto), Athila, Thiago e João Vitor (Felipinho); Maguinho, Guilherme, Léo (Adler) e Neguinho; Vitor Alvarenga (Jonathan Pereira)) e Ratinho. Técnico: Andinho Ferreira

GOLS: primeiro tempo — Ratinho, aos cinco minutos, Caio, aos 10.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024