Esportes

Após fim de ano polêmico, Desportiva inicia 2018 com ânimo renovado

De volta aos treinos e com as energias renovadas, a Desportiva esquece as polêmicas e aposta na continuidade do trabalho feito pelo técnico Rafael Soriano

Equipe se reapresentou para a pré-temporada após fim de ano polêmico.

O início de ano nunca foi tão esperado na Locomotiva Grená como em 2018. Após um final de ano repleto de polêmicas - com a prisão do presidente eleito envolvido em tráfico de drogas -, a Desportiva Ferroviária dispensou o elenco para tratar dos assuntos administrativos. Na última terça-feira, 2, a equipe voltou aos trabalhos e quer esquecer o fim de 2017. Com as energias renovadas, a equipe grená corre contra o tempo para realizar a pré-temporada e estrear no estadual.  

São 15 dias de preparação até a estreia. Devido ao curto período de pré-temporada, os preparadores físicos Fábio Rangel e Luiz Filipe Lacerda planejaram treinos em dois períodos e já iniciaram as atividades físicas com bola.  "Sabemos que será um desafio muito grande, mas a única forma que temos de compensar isso é com muito trabalho. Todos os jogadores estão conscientes da importância desses quinze dias de trabalho para que a gente possa chegar o mais próximo possível daquilo que é ideal para a estreia", destacou o técnico Rafael Soriano.

Müller Brenner quer vaga entre os titulares | (FOTO: Henrique Montovanelli/Desportiva Ferroviária )

Mesmo com o contratempo, a equipe conseguiu manter praticamente todo o grupo apresentado em dezembro e, ainda, trouxe mais quatro reforços: o lateral direito Rafael Andrade e os atacantes Müller Brenner, Ricardinho e Heron, que retorna após dois anos de empréstimo junto ao São Paulo. "Estou me sentindo bem no clube. Todos estão empenhados, entenderam o objetivo. Vamos trabalhar forte e com muita dedicação para chegar no eixo", frisou o atacante Müller Brenner.

Contratações

Foram 10 contratações realizadas, além do retorno do jovem atacante Heron. Como principais reforços, a Tiva conta com a chegada do lateral esquerdo Ernani, que também atua como volante, e foi campeão brasileiro da Série B, pelo Vasco, em 2009, o meia Danilo Cintra, campeão da Taça de Portugal, em 2012, pelo Académica-POR, e o meia atacante Carlos Vitor, que após cinco anos retorna ao clube que o revelou e aonde conquistou o três títulos (Campeonato Capixaba 2013, Campeonato Capixaba Série B 2012 e Copa Espírito Santo 2012).

Técnico Rafael Soriano orienta equipe em treino.

Desde que foi liberada, em dezembro, a equipe perdeu apenas o atacante Alexsandro. Por outro lado, o ídolo grená, Edinho, 35 anos, renovou com a equipe. Para o técnico Rafael Soriano, a confiança do plantel após o período de polêmicas foi importante para continuar o trabalho que está desenvolvendo desde o ano passado. “Eles demonstraram um comprometimento muito grande com a Desportiva e nosso projeto, recusando propostas, depois do ocorrido, para continuarem aqui. Isso tem que ser reconhecido. 

O treinador também destacou a importância da chegada de jogadores importantes para compor o grupo da temporada 2018. 

"O Ricardinho tem uma experiência muito grande, tenho certeza de que vai nos ajudar, tem velocidade e muita entrega. O Rafael Andrade é um jovem promissor. O Müller Brenner é um atacante que faz tanto a função de área como a de beirada de campo e é artilheiro. Já o Heron é uma prata da casa, uma joia que o clube tem e que teve uma oportunidade de conhecer um grande centro e um grande clube, então volta mais maduro e tem muito potencial", disse o treinador.

Estreia no Capixabão

A Locomotiva Grená estreia fora de casa, no dia 17 de janeiro, contra o atual campeão capixaba, Atlético Itapemirim. No dia 20, encara o Rio Branco F.C., em Venda Nova, e faz a sua primeira partida em casa, no estádio Engenheiro Araripe, contra o Tupy, no dia 27 de janeiro.

Elenco da Desportiva Ferroviária 2018

Goleiros: Felipe e Edgar
Zagueiros: Rafael Olioza, David, Rodrigo Lacraia e Sávio
Laterais esquerdos: Davi e Tatá
Laterais direitos: Sorriso, Rafael Andrade e Ramires
Volantes: Ernani, Vinicinho, Gean Miller e Renatinho
Meias: Carlos Vitor, Danilo Cintra e Edinho
Atacantes: Diniz, Ricardinho, Müller Brenner, Heron e João Vitor

Pontos moeda