Esportes

Campeã mundial de futevôlei prestigia torneio em Cachoeiro

Rayana realizará uma clínica esportiva com alunos dos núcleos do Nosso Esporte

Um torneio de futevôlei será realizado em Cachoeiro de Itapemirim nesta quinta-feira (25), a partir das 18 horas, na quadra de areia da associação de moradores do bairro Amarelo. E a competição contará com uma presença ilustre: a jogadora Rayana Servare, campeã mundial na modalidade.

Com apenas 18 anos, Rayana, que é de Cariacica, tem um currículo recheado de conquistas. Em 2017, além do título mundial, conquistado na Espanha, ela ganhou seis títulos brasileiros, sendo eleita a atleta revelação da modalidade. A jogadora também já havia faturado o Campeonato Sul-Americano no Paraguai, em 2015, e ficou nas primeiras colocações de dezenas de outras competições, no Brasil e no exterior, nos últimos três anos.

Em Cachoeiro, Rayana realizará na quinta-feira, durante o dia, uma clínica esportiva com alunos dos núcleos do Nosso Esporte Cachoeiro, projeto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) que oferece aulas gratuitas em doze modalidades esportativas para mais de 1 mil crianças e adolescentes do município. À noite, ela acompanhará de perto a competição na quadra de areira do bairro Amarelo.

"2017 foi um ano bem intenso pra mim, disputando vários torneios. Na clínica esportiva, vou contar um pouco da minha história, falar sobre o esporte e ensinar alguns movimentos.", explicou Rayana, que começou a carreira nas competições aos 12 anos por influência do pai e atualmente joga ao lado de uma das pessoas que lhe serviu de inspiração, a multicampeã Lana Miranda.

De acordo com Rayana, o futevôlei é praticado em alto nível no Espirito Santo. Entretanto, faltam maiores incentivos para competições no estado. "Eu acho muito importante ter um torneio de futevôlei em Cachoeiro, que é uma coisa nova pra cidade, e com apoio da prefeitura. Quanto mais gente juntar pra ajudar, tanto do poder público quanto de empresários, melhor pra fortalecer o esporte aqui no estado", completou.

O torneio

Organizado pela Semesp, o torneio de futevôlei contará com a participação de 16 duplas de jogadores. As disputas serão divididas nas categorias iniciante e amador, e haverá premiação de troféu e medalha para os três primeiros colocados em ambas as categorias.

"A prefeitura de Cachoeiro está atendendo a uma demanda antiga dos praticantes de futevôlei do município. A presença da campeã mundial dessa modalidade, Rayana, vai abrilhantar ainda mais o evento. Além disso, aproximar os alunos do programa Nosso Esporte Cachoeiro a atletas de alto rendimento desperta ainda mais o gosto pelo esporte, o que se refletirá no futuro dos nossos atletas, tanto no comprometimento quanto na disciplina, que é o maior título que podemos conquistar", destaca a secretária municipal de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

Pontos moeda