Esportes

Estrela do Norte comemora 104 anos e alcança meta de 300 sócios

O time Alvinegro estreia no Campeonato Capixaba no próximo dia 28, diante da Desportiva Ferroviária. A partida será em casa, no estádio Sumaré

Foto: Reprodução

O Estrela do Norte FC completa nesta quinta-feira (16), 104 anos de fundação com muitas histórias. Uma das poucas instituições centenárias que ainda sobrevive e está em pleno funcionamento em Cachoeiro de Itapemirim recebe o presente desta vez: uma filiação em massa de sócios torcedores, antes mesmo de o Campeonato Capixaba começar.

A meta estipulada pela diretoria era chegar a 300 sócios até o dia da estreia no Campeonato Capixaba, em 28 de janeiro, contra a Desportiva Ferroviária, no estádio Mário Monteiro, o Sumaré. Dez dias antes, no entanto, a meta já foi alcançada.

Para o diretor do clube, Bruno Mazzoco, a onda que tomou conta de Cachoeiro coloca os torcedores como principais patrocinadores do clube. “Nós temos marcas importantes e de peso que estão estampadas em nosso uniforme e isso nos enche de orgulho. São parceiros importantes que estão há muitos anos nessa trajetória conosco. Mas, esse ano, o torcedor está realmente fazendo a diferença. Queremos retribuir com muito trabalho, com ética e transparência”, comenta.

Além disso, outro motivo para comemorar é a realização de um jogo amistoso nesta sexta-feira (17), contra o Botafogo (RJ), no Hotel Fazenda China Park. “É uma mistura de celebração com preparação para o campeonato. O Estrela já jogou contra o Botafogo, na época do Garrincha, em 1961, e estamos revivendo esse momento agora”, acrescenta.

História

Foto: Reprodução
Time do Estrela que enfrentou o Botafogo

O clube foi fundado em 16 de janeiro de 1916, no bairro Independência. A primeira sede, segundo arquivos do clube, foi onde funciona hoje, o Tiro de Guerra, no bairro Ibitiquara, e o primeiro campo foi no pátio do Liceu Muniz Freire, zona norte da cidade. Daí o nome: Estrela do Norte.

As primeiras cores do Estrela do Norte eram verde e amarelo. Por volta da década de 30, o Estrela transferiu o seu campo para o bairro do Sumaré, onde funciona até os dias de hoje. No início, o campo era aberto e só depois de muito esforço, a diretoria conseguiu cercar o estádio com varas de bambus, tábuas até conseguir murar.

Um dos momentos mais marcantes do clube foi o jogo diante do Botafogo de Mané Garrincha e Nilton Santos. A partida foi realizada em 7 de setembro de 1961, em comemoração a nova iluminação do estádio Mário Monteiro.

Com lotação máxima no estádio, todos queriam ver de perto um dos maiores ídolos do futebol nacional. Geraldo Latufe, Cuca, Adilson Caetano, Gregório, Pedrinho, Mário José, Zinho, Osmar, Alcenir, Jurandir e Volmir foi a formação que enfrentou e perdeu de 6 x 2 para o Botafogo, que era, na época, a base da Seleção Brasileira campeã do Mundo.

Título

Foto: Divulgação

Em 2014, o sonho de todo torcedor estrelense se tornou realidade: a equipe do Estrela do Norte conquistou o título inédito do Campeonato Capixaba. Em sua existência, a equipe alvinegra já tinha conquistado o tricampeonato da Copa Espírito Santo e por quatro vezes o vice-campeonato Estadual.

A partida que deu o título ao Alvinegro cachoeirense foi no estádio Eugênio Bitti, o Bambu, em Aracruz. Mas, a equipe pôde comemorar com a torcida ao retornar para Cachoeiro de Itapemirim. As ruas foram tomadas pela torcida que comemorou desde o apito final até a chegada dos atletas. Neste ano, a equipe se prepara para buscar o bicampeonato Capixaba.

Pontos moeda