Esportes

Moisés e Mina voltam contra o São Bernardo para recolocar o Palmeiras nos eixos

Redação Folha Vitória

São Paulo - Se nos dois primeiros jogos do Palmeiras pelo Campeonato Paulista em nada lembraram o futebol de campeão brasileiro, pelo menos nesta quinta-feira contra o São Bernardo o time deve ter mais indícios que remetem ao título. Para o jogo no estádio Allianz Parque, em São Paulo, às 19h30, a equipe volta a contar com dois destaques de 2016: o zagueiro colombiano Mina e o meia Moisés. Ambos foram relacionados para uma partida pela primeira vez no ano.

A dupla, titular na campanha vitoriosa, passou por uma pré-temporada diferenciada para tratar da parte física e ficou fora de amistosos e jogos treinos. Somente nas últimas semanas os dois passaram a ser integrados ao trabalho junto dos demais companheiros.

O desafio dos dois é ajudar o Palmeiras a reagir. A derrota para o Ituano por 1 a 0, no último domingo, fez os jogadores saírem em defesa do técnico Eduardo Baptista nos últimos dias. Os pedidos foram por compreensão ao início de trabalho e por paciência para os resultados. "O time não conseguiu jogar tudo o que se espera ainda, mas é natural. O treinador é novo, não teve todas as peças à disposição. A qualquer momento, nosso time vai engrenar", disse Moisés, o novo camisa 10 do Palmeiras.

Apesar do retorno, o jogador não deve começar como titular. Eduardo Baptista definiu a escalação em treino fechado nesta quarta-feira, na Academia de Futebol, e deve deixar o meia como opção para o segundo tempo. Já na defesa, a tendência é Mina ser o titular.

A liberação de Moisés para voltar ao time traz confiança à torcida pelo meio ter sido um dos destaques na conquista do Brasileirão, ao ser eleito um dos integrantes da seleção do campeonato. A boa temporada lhe trouxe como reconhecimento a camisa 10, herdada com saída de Cleiton Xavier ao Vitória.

Moisés reconheceu as atuações ruins do Palmeiras nas rodadas anteriores, mas descartou ser capaz de alterar sozinho o nível de futebol da equipe. "Se o Palmeiras tivesse vencido as duas, ninguém se lembraria de mim. Vamos trabalhar com humildade. Reconhecemos a pressão externa", afirmou. A equipe demonstrou dificuldades para criar, erros de finalização e cansaço no segundo tempo.

Assim como Moisés, outra novidade na lista dos 23 relacionados para o jogo deve ficar no banco de reservas. O atacante paraguaio Lucas Barrios ficou fora nas duas rodadas anteriores e agora ganha a oportunidade depois de na última segunda-feira, em jogo treino, ter marcado dois gols contra o Nacional.

No time titular, quem deve ser a novidade é Raphael Veiga. O meia ex-Coritiba teve bom início de temporada e é o favorito a ganhar a vaga no meio de campo ocupada contra o Ituano por Jean, que voltará a ser lateral-direito.

SÃO BERNARDO - O São Bernardo tem a oportunidade de se manter na zona de classificação do Grupo A. Com três pontos, o time do técnico português Sérgio Vieira enfrenta o Palmeiras vindo de uma vitória por 2 a 1 contra o São Bento em casa.

O clube de São Bernardo do Campo (SP) viveu dias de tranquilidade. "Mas tudo muda dentro de campo, ainda mais diante de um adversário forte e tradicional. Vamos ter que mostrar mais futebol e muita atenção. Não vai ser nada fácil", previu o técnico português.

Sem nenhum jogador suspenso ou lesionado, Sérgio Vieira pode manter a mesma escalação do último domingo, mas alguns jogadores podem complicar a sua vida. Isso porque os atacantes Marcinho e Patrick Vieira entraram bem no último jogo, ajudaram na virada e podem ganhar espaço no time titular.

Outra dúvida é no sistema de marcação, uma vez que Túlio foi o primeiro volante na estreia, mas Vinícius Kiss ganhou a posição no último jogo. Rodolfo também aparece como opção. No restante, o time deve ser o mesmo.

Pontos moeda