Circuito Rede Vitória de Tênis

Esportes

Rafael Mendes se prepara para a estreia na 1ª classe e diz não ter 'medo' dos mais experientes

O tenista, de 16 anos, integra duas modalidas do torneio. Já acostumado com títulos pela 2ª classe, Rafael busca o mesmo desempenho na elite do tênis

Ana Mota *Estagiário

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Um é pouco, dois é bom. Ditado antigo, não é mesmo? Geralmente, ditados populares são resultados de experiências vividas por pessoas e que deixam algum tipo de lição, neste caso, que tudo deve ser feito na medida certa, sem deixar a sensação de falta ou excesso. Foi mais ou menos dessa forma que Rafael Rezende Mendes, de 16 anos, definiu sua participação na 4ª etapa do Circuito Rede Vitória de Tênis.

O tenista integra duas modalidas do torneio, a primeira e a segunda classe. Nada que seja cansativo para ele, que encara a participação como um desafio e, é claro, uma oportunidade de crescimento na modalidade. Na segunda classe Rafael tem experiência 'de sobra', inclusive já se consagrou campeão de uma das etapas do Rede Vitória de Tênis, em uma final acirrada contra o atleta Luis Avila. O próximo desafio de Rafael na categoria é na quinta-feira (21), contra Pedro Silva.

Foto: Divulgação
Rafael Mendes com a taça da segunda classe do Circuito Rede Vitória Open de Tênis

Já na primeira classe, a história é outra. A categoria reúne atletas mais experientes, com maior pontuação e melhor nível técnico. Estamos falando da elite do tênis capixaba, e isso ainda é novo na carreira de Rafael Mendes. Mas engana-se quem pensa que isso impõe algum medo ao garoto. Na próxima sexta-feira (22), Rafael enfrenta Ivan Shalders, que já esteve no topo do ranking capixaba, e é um dos candidatos ao título da primeira classe. E como citado anteriormene, nada disso assusta Rafael.

"Sei que as duas classes são diferentes, mas resolvi me inscrever para sentir a diferença de nível. Na segunda classe tenho mais segurança, e estar na primeira vai ser mais desafiador. Já enfrentei o Ivan uma vez, que tem um jogo mais consistente. Agora que já sei como ele joga, acho que fica um pouco mais fácil de entrar bem na partida. Dessa vez eu vou dar trabalho", disse Rafael Mendes.

Caso conquiste o resultado positivo nas duas partidas, Rafael encerra a semana com vaga na final da segunda classe, e uma classificação inédita para a semifinal da elite da modalidade. Nada que seja pesado para o jovem atleta que já conta os minutos para os  dois jogos.

Os jogos do Circuito Rede Vitória de Tênis voltam na quinta-feira. A tabela com os jogos pode ser conferida no site da Federação Espírito-Santense de Tênis.  

Pontos moeda