Esportes

Capixabão 2021: Rio Branco e Real Noroeste vencem e Vitória goleia na abertura do estadual

Apesar da ausência da torcida capixaba nos estádios por conta da pandemia, os mandantes fizeram o dever de casa nessa primeira rodada do estadual

Foto: Marcela Delatorre/Vitória FC

Na tarde deste sábado (27) foi dado o pontapé inicial para o Campeonato Capixaba de 2021. Três partidas marcaram o reinício do Estadual que no último ano só terminou em dezembro, por conta da paralisação provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Apesar da ausência da torcida capixaba nos estádios, os mandantes nessa primeira rodada levaram a melhor sobre seus adversários e começaram o campeonato com o pé direito. 

No Kléber Andrade, o Rio Branco venceu com autoridade o São Mateus por 3 a 0 na estreia do técnico Andre Visser, e assumiu a segunda posição. A liderança provisória dessa primeira rodada ficou com o Vitória, que no Salvador Costa goleou o Pinheiros por 4 a 1 com boa participação dos veteranos Edinho e Vitinho. Na outra partida, o Real Noroeste levou a melhor sobre o Estrela do Norte no José Olímpio da Rocha e venceu por 2 a 0 assumindo a terceira posição momentaneamente.

RIO BRANCO 3 X 0 SÃO MATEUS

Atual vice-campeão capixaba, o Rio Branco venceu o São Mateus por 3 a 0, no estádio Kléber Andrade, em Cariacica. O time comandado pelo técnico alemão Andre Visser não demorou para abrir o placar, logo aos 4 minutos de partida com Arthur Vignoli. Após lançamento de Esley e dividida de Gugu com o goleiro Germano, e a bola sobra para o lateral chutar rasteiro e abrir o placar.

Na melhor oportunidade do São Mateus, Bruno Lopes driblou o goleiro Diogo na intermediária e finalizou para o gol vazio, no entanto o zagueiro Petróleo salvou em cima da linha o empate dos visitantes. Minutos depois o Brancão chegou ao segundo gol, em um lance parecido com o primeiro. Após receber lançamento, Gugu chutou forte, a bola bateu no travessão e dentro do gol.

No segundo tempo a partida caiu um pouco no ritmo e tecnicamente em virtude das faltas fortes, principalmente dos visitantes. Ainda sim, o Capa-Preta continuava criando as melhores oportunidades da partida e obrigou o goleiro Germano a fazer uma grande atuação individual. Porém, aos 32 minutos, ele não segurou o cruzamento de Ronicley e rebateu para o meio da área. O centroavante Nildo foi esperto e deu números finais a partida. 

VITÓRIA 4 X 1 PINHEIROS

No Salvador Costa, em Bento Ferreira, o Vitória goleou o Pinheiros por 4 a 1. Dominante durante boa parte da primeira etapa, o Alvianil foi rápido para abrir o marcador e marcou o primeiro gol do Capixabão de 2021. Após cobrança de escanteio curta, Matheus Pivô fez o cruzamento na medida para Alessandro Firmino marcar de cabeça.

Apesar da superioridade em campo, o Vitória não conseguiu ampliar o marcador no primeiro tempo, o goleiro Paulo Henrique ainda salvou o empate do Verdão do Norte nos acréscimos. No entanto, na etapa final, os donos da casa acertaram o pé e passaram a sair os gols.

Após outra cobrança de escanteio, Edinho desviou de calcanhar e contou com desvio da defesa adversária para marcar o segundo gol. Minutos depois, o Pinheiros assustou com uma bola na trave, mas foi o Alvianil quem marcou mais um, desta vez com Vitinho. Na sequência foi a vez de Thiago balançar as redes, após receber passe do próprio Vitinho e chutar colocado, para fazer o quarto.

No fim da partida, aos 40 minutos, o volante Iago arriscou de fora da área e fez um belo gol para o Verdão e dar números finais à partida, final de jogo 4 a 1.

REAL NOROESTE 2 X 0 ESTRELA DO NORTE

No estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, o Real Noroeste fez um duelo um pouco mais duro com o Estrela do Norte, mas conseguiu o triunfo por 2 a 0 sobre a equipe de Cachoeiro. O primeiro tempo dos merengues capixabas foi avassalador. Apesar da chuva forte, a partida no Rochão esteve bastante movimentada.

A primeira grande oportunidade foi da equipe visitante, na cobrança de falta de Willian Saroa que desviou no lateral Franklin e parou no travessão do goleiro Waldson. Após essa chegada, o Real passou a comandar as ações da partida e não cedeu mais grandes chances para os visitantes. Até que aos 22 minutos o meia Aloísio encontrou um espaço na marcação adversária, avançou e finalizou no ângulo para abrir o marcador, um golaço!

Na sequência o Real continuou pressionando e chegou duas vezes, uma com Ícaro, que parou no goleiro André Zuba, e outra com Jarles Baiano que finalizou na trave cara a cara com o arqueiro. Mas na sequência, Baiano se redimiu. Em contra-ataque rápido, o atacante deixou três marcadores para trás e teve frieza para fazer o segundo gol dos merengues.

Na segunda etapa, o equilíbrio entre as equipes foi maior. O Estrela ficou mais ofensivo com as alterações do treinador, mas não teve êxito nas finalizações. Já os donos da casa controlavam mais a posse da bola quando tinham e tentavam responder nos contra-ataques, mas não conseguiram ampliar a vantagem.

PRÓXIMOS JOGOS

Amanhã tem mais jogos Capixabão para a alegria do torcedor capixaba. Às 15 horas, o atual campeão, Rio Branco de Venda Nova, entra em campo para iniciar a defesa do título diante do Serra, no Olímpio Perim, em Venda Nova do Imigrante. 

No mesmo horário a Desportiva Ferroviária também fará sua estreia no estadual. A Locomotiva Grená recebe o recém promovido Vilavelhense, atual campeão da Série B do Capixabão, no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica.

Pontos moeda