Esportes

TV Vitória vai transmitir o Cariocão a partir da próxima terça-feira (2)

O campeonato mais querido do Brasil e dos capixabas está de casa nova, em um acordo firmado para duas temporadas; estreia terá Flamengo em campo

Foto: Divulgação

O torcedor capixaba tem mais um motivo para ficar ligado na tela da TV Vitória/Record TV. A partir da próxima terça-feira (02), a emissora dá início às transmissões do Cariocão 2021. A primeira partida já trás um dos clubes de maior torcida no Espírito Santo: o Flamengo, que enfrenta o Nova Iguaçu no Maracanã, a partir das 21h30.

Além dos times do primeiro confronto, o Cariocão conta com a participação de outros clubes consagrados como os preferidos dos capixabas, como Vasco, Fluminense e Botafogo. Bangu, Boavista, Macaé, Madureira, Portuguesa, Resende, Volta Redonda e Nova Iguaçu completam a lista dos clubes que buscam o título de campeão estadual e a Taça Guanabara, que fica com o primeiro colocado na tabela na primeira fase.

Para o superintendente de Conteúdos da TV Vitória, Alexandre Carvalho, a novidade promete enriquecer, ainda mais, a programação da emissora, que vai levar um conteúdo de qualidade ao torcedor capixaba. "A transmissão do campeonato pela TV Vitória é um marco no jornalismo esportivo. Tenho certeza de que a cobertura da Record TV terá um grande impacto na audiência do Estado, que é marcado por ter muitos torcedores dos clubes cariocas",  afima.

O diretor-executivo da Rede Vitória, Geraldo Vimercati, também destaca a importância da transmissão do Carioca pela TV Vitória/Record TV tendo em vista a preferência da maioria dos capixabas pelos clubes do Rio de Janeiro.

"O Cariocão vai acontecer em um momento diferenciado, em que o Flamengo pode ser o campeão do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira (25), Vasco e Botafogo rebaixados e o Fluminense entre os classificados para a Libertadores da América. Isso vai trazer uma disputa acirrada entre os clubes e, quem ganha com isso, são os próprios torcedores do Espírito Santo, além dos anunciantes."

Geraldo Vimercati acrescenta que a Record TV criou uma condição especial em que as marcas locais podem patrocinar as transmissões, em vinhetas de abertura e nos comerciais dos intervalos, por exemplo. "Isso é um ganho enorme para os capixabas, tanto para os anunciantes quanto para telespectadores."

Novo formato

O Cariocão 2021 também terá um novo formato de disputa. Nesta edição, os clubes se enfrentam em turno único de pontos corridos. Os quatro melhores colocados disputam semifinais e finais, em jogos de ida e volta, para definir o campeão carioca.

O título da Taça Guanabara fica com o primeiro colocado na tabela na primeira fase. Já os times que ficarem entre a 5ª e a 8 ª colocação disputam a Taça Rio, que terá uma premiação a ser definida.

Expectativa dos clubes

Atual campeão carioca e recordista de títulos, com 36 taças, o Flamengo, que também pode conquistar o Brasileirão nesta quinta (25), vai brigar para manter a hegemonia no Estadual. "A expectativa é de a gente entrar, disputar e ganhar como sempre, agora passando numa casa nova", afirmou Rodolfo Ladim, presidente do Flamengo.

Já o Fluminense, vice-líder no ranking de campeões cariocas, promete força máxima no Carioca 2021 em busca de retomar o protagonismo no campeonato. "O Fluminense já foi o maior vencedor do Campeonato Carioca, hoje está em segundo. Isso faz com que a gente vá disputar o campeonato com todo empenho para ser campeão", afirmou o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt.

Para o Botafogo, rebaixado para a Série B no Brasileirão, o Estadual será um momento de reestruturação do elenco e, principalmente, para o novo treinador Marcelo Chamusca iniciar o trabalho à frente da equipe. "Vamos entrar para brigar por todos os campeonatos, começando pelo Estadual", disse Antônio Carlos Mantuno, dirigente do Botafogo, à Record TV Rio.

E o Vasco, que também está praticamente na Série B do Brasileiro no próximo ano, também quer virar a página no Carioca e contar com o apoio da torcida no Brasil todo. "O Vasco é um clube nacional. Então, a gente ter a oportunidade de, realmente, estar em todos os cantos, de Norte ao Sul do país, podendo mostrar nosso time para o nosso torcedor nessa pandemia, é muito interessante . O Vasco vai fazer de tudo para ganhar esse campeonato", disse o CEO Luiz Mello.

Time da Record TV

Foto: Paulo Mauzer / Record TV Rio
Mylena Ciribelli

Para dentro de campo serão escalados os repórteres Aline Pacheco, Bruna Dealtry e Fábio Peixoto. A narração será de Lucas Pereira, com comentários do ex-árbitro Gutemberg Fonseca e o ex-jogador Ricardo Rocha. Já Mylena Ciribelli comandará a hora do intervalo.

"É o campeonato mais charmoso do Brasil, o mais visto também. Então, acredito que vai ter uma visibilidade muito boa, muito grande e isso vai fazer com que o esporte cresça ainda mais dentro da emissora", disse Mylena.

Além do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Goiás, Belém, Manaus, Cabrália, Campos, Paraná, Santa Catarina, Uberlândia, Sergipe, Piauí, Macapá, e Maranhão também receberão o sinal do jogos do Cariocão. As partidas também serão exibidas em todas as plataformas de mídia, o que amplia o alcance da competição.

*Com informações do Portal R7

Pontos moeda