Esportes

Arouca é vítima de racismo de torcedor santista, rebate ato e MP já analisa caso

Redação Folha Vitória

São Paulo - Mais uma vez, o racismo é assunto no futebol. Após a derrota do Palmeiras por 2 a 1 para o Santos, ocorrida na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, um torcedor santista resolveu xingar o volante Arouca de "preto safado" no Twitter e sua ofensa foi parar no Ministério Público. O jogador se pronunciou em sua página no Facebook e afirmou que não pretende dar bola para o infeliz ato do torcedor.

Em sua página no Twitter, o torcedor com uma camisa e faixa do Santos escreveu: "Chupa preto safado. Fica nesse time aí de segunda!". Após a polêmica, ele deletou seu perfil. Revoltados com a atitude, palmeirenses se mobilizaram na internet e conseguiram fazer com que o xingamento fosse parar na página do Ministério Público de São Paulo, que deixou claro para o torcedor Saulo Fernandes, responsável pela denúncia, que ela seria levada à Ouvidoria do MP.

O volante já foi vítima de racismo no ano passado. Quando ainda defendia o Santos, durante uma partida contra o Mogi Mirim, ele foi chamado de "macaco" por um torcedor rival. O clube do interior foi denunciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva que, em primeira decisão, multou o clube em R$ 50 mil. Depois, o valor caiu pela metade.

Em sua página no Facebook, Arouca se manifestou sobre a atitude do santista. "Meus pais sempre me ensinaram a tratar as pessoas com respeito e com humildade. Fico triste e decepcionado por algumas pessoas não terem isso em casa. O preconceito é um mal silencioso, que visa afetar as pessoas, que mostra sua cara de maneira covarde (quando essa cara é mostrada)... independente de qual for: raça, religião, sexo, enfim. Não é à toa que vemos, cada vez mais, casos de depressão e de insegurança entre pessoas que sofrem com isso", disse Arouca, ao iniciar seu comunicado via rede social.

Em seguida, Arouca justificou o motivo para estar expondo o torcedor que foi racista com ele. "Sinto muito por ter de fazer isso - exatamente na semana que se completou um ano daquele episódio em Mogi, quando eu ainda vestia a camisa que esse garoto veste em sua foto de perfil - mas estou postando aqui para mostrar a vocês a cara de quem pratica esse tipo de ato e, ao mesmo tempo, dizer que essa atitude não me afeta. Só me dá a certeza de que tive uma boa criação e educação em casa", disse o jogador, lembrando que há pouco tempo estava vestindo a camisa do Santos.

"Suei muito e sacrifiquei muita coisa pra construir a minha carreira e o meu nome. Não vou dar cartaz pra quem quer aparecer em cima disso e dessa forma, apesar de esse sujeito já ter tido seus 15 minutos de 'fama'. O melhor é não dar espaço. Por isso, deixo claro que esse será meu primeiro e único pronunciamento a respeito desse assunto", avisou, para encerrar o seu comunicado.

Pontos moeda