Esportes

Cafu diz que Tite já pode ser comparado aos grandes técnicos do mundo

Para Cafu, muito da melhora da seleção passa pelas mãos do treinador Tite. "Ele deu uma nova cara para a seleção. O time já está entrosado, tem uma identidade, uma filosofia de jogo", afirma

Redação Folha Vitória
Comandada por Tite, a Seleção Brasileira vive grande fase Foto: Divulgação

Último brasileiro a levantar o troféu da Copa do Mundo, Cafu apresentou o objeto de desejo dos capitães das principais seleções do mundo em evento de uma patrocinadora na manhã desta segunda-feira, em São Paulo. E, diante dos jornalistas, o capitão do penta se mostrou muito otimista em relação ao futuro desempenho do time brasileiro na Rússia - a vaga no Mundial de 2018 ainda não foi confirmada matematicamente nas Eliminatórias.

"A seleção tem 100% de chance de trazer o troféu para o Brasil. Pela forma como vem jogando, a seleção tem confiança e credibilidade. Acho que a vitória na Olimpíada fez com o Brasil criasse mais confiança e acreditasse mais em si. O povo, os jornalistas e os jogadores acreditam e temos plenas condições de sermos campeões novo", declarou o ex-lateral.

Para Cafu, muito da melhora da seleção passa pelas mãos do treinador Tite. "Ele deu uma nova cara para a seleção. O time já está entrosado, tem uma identidade, uma filosofia de jogo. Todos sabem a suas posições e a maneira de jogar. O mais bonito da seleção é a divisão de responsabilidade. Antes, era apenas sobre o Neymar. Agora está mais dividido e até por isso o Neymar tem jogado melhor."

O técnico, na avaliação de Cafu, já pode ser comparado aos grandes técnicos do futebol mundial, como Josep Guardiola, José Mourinho, Carlo Ancelotti e Jürgen Klopp. "Claro, ele já mostrava essa qualidade à frente do Corinthians, quando foi campeão de praticamente tudo o que disputou, assim como os grandes nomes internacionais. Mas nenhum deles teve êxito em suas seleções. Então, se ele for campeão com a seleção brasileira, acho que pode estar um passo à frente dos grandes treinadores do mundo."

Ainda exaltando o grupo brasileiro, Cafu acredita que Neymar "já ultrapassou o nível de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo", as duas principais estrelas do futebol mundial na última década. "Pelos últimos anos dele, pelo que vem jogando, (Neymar) é um do maiores do mundo sem sombra de dúvidas. Tecnicamente, não se discute a qualidade dele. Esperamos que no próximo ano ele seja mundialmente consagrado e considerado o melhor jogador do mundo."

O capitão do pentacampeonato também prefere deixar o vexame do 7 a 1 para trás e acredita que não há comparações entre o time de Felipão e o de Tite. "A seleção do Felipão chegou a uma semifinal de Copa do Mundo, enquanto a de Tite não se classificou ainda. Ela está crescendo e pode ser campeã."

Depois do vice em 1998, Cafu assumiu de forma incontestável a braçadeira de capitão da seleção até a Copa do Mundo da África do Sul. Apesar de ter sido praticamente o único a desempenhar esse papel em seu tempo, ele não vê com maus olhos o rodízio feito por Tite.

"Até agora é legal o Tite fazer. É uma oportunidade de dividir a responsabilidade na seleção. Mas em uma competição oficial, ele talvez determine apenas um. O capitão é fundamental no time. É o elo entre os jogadores e o técnico e a até com a imprensa. E tem que ser alguém com cabeça, inteligência e respeito perante o grupo. Ele está dividindo a responsabilidade e é um jeito de ganhar o grupo. Mas acho que na Copa do Mundo ele vai deixar apenas um, aquele que se mostrar como o melhor líder."

E ele já tem seu candidato a capitão da seleção. "Acho que o Miranda é quem tem mais característica de capitão. Ele tem pulso firme, tem moral no grupo e tem experiência para passar aos mais novos. Estive lá como assistente pontual e pude ver isso pessoalmente", declarou Cafu.

Pontos moeda