Esportes

Ciclista brasileiro obtém resultado inédito em ultramaratona de mountain bike

Redação Folha Vitória

Na Cape Epic, mais importante ultramaratona de mountain bike do mundo, a dupla formada pelo brasileiro Henrique Avancini e pelo alemão Manuel Fumic conseguiu a terceira colocação geral. Foi a primeira vez que um brasileiro subiu ao pódio na prova, disputada nos arredores de Cape Town, na África do Sul.

A prova consiste em sete etapas, disputadas em sete dias, além de um prólogo. A dupla germano-brasileiro ficou nas primeiras colocações ao longo de todo a maratona, e chegou a vencer duas etapas. Chegaram no oitavo dia na segunda colocação, com chances de título, mas ambos tiveram problemas: enquanto Fumic sofreu uma fratura num dedo da mão em uma queda, Avancini teve um pneu furado. Os dois terminaram em nono lugar na última etapa, o que assegurou o terceiro lugar geral.

"Estou muito feliz em colocar o Brasil entre os melhores do mundo. Foi mais um grande passo na minha carreira. Eu e o Manuel estamos em processo de crescimento e ainda acredito que vamos vencer a Cape Epic num futuro próximo", disse Avancini, que na temporada passada terminou na 5ª colocação do ranking da UCI (União Ciclística Internacional).

A Cape Epic é disputada desde 2004 e atrai a elite dos ciclistas de Mountain Bike do mundo para correr 658 quilômetros. É também o evento da modalidade mais transmitido em todo o mundo, chegando a 175 países. Recebeu o apelido de "a Volta da França do Mountain Bike".

Pontos moeda