Esportes

Polônia surpreende com recorde nos 4x400m, mas EUA fecham Mundial Indoor no topo

Redação Folha Vitória

O Mundial Indoor de Atletismo de Birmingham foi encerrado neste domingo, na Inglaterra, onde a equipe da Polônia do revezamento 4x400m masculino protagonizou a grande surpresa do dia, justamente na disputa derradeira do evento, ao estabelecer o novo recorde do mundo desta prova em pistas cobertas.

O time formado por Karol Zalewski, Rafal Omelko, Lukasz Krawczuk e Jakub Krzewina garantiu a medalha de ouro com o tempo de 3min01s77 e pulverizou em 0s36 a marca que havia sido cravada pela equipe dos Estados Unidos, em 2014, quando terminou a distância em 3min02s13.

Considerados os grandes favoritos ao ouro, os norte-americanos tiveram que se conformar com a medalha de prata ao fecharem a final deste domingo em 3min01s97, também superando o próprio recorde mundial que detinham. Entretanto, o ótimo tempo cravado pelo quarteto formado por Fred Kerley, Michael Cherry, Aldrich Bailey Jr e Vernon Norwood não foi suficiente para assegurar um lugar no topo do pódio.

Até mesmo os poloneses não acreditaram no feito que conquistaram. "Isso é um grande choque e uma surpresa para nós. Nós estávamos mirando o recorde europeu, mas realmente não esperávamos um resultado como este e nunca sonhamos com o recorde mundial", admitiu Rafal Omelko, logo depois da final dos 4x400m, na qual a equipe da Bélgica garantiu o bronze com o tempo de 3min02s51.

Apesar do feito dos poloneses, os Estados Unidos terminaram o Mundial de Birmingham na liderança do quadro geral de medalhas, com um total de 18, sendo seis de ouro, dez de prata e duas de bronze. O país foi, por sinal, disparado o que subiu mais vezes ao pódio na competição em solo inglês.

A Polônia, por sua vez, assegurou a terceira posição na classificação final do Mundial graças justamente a este ouro na prova dos 4x400m. A nação teve apenas duas medalhas douradas, além de duas pratas e um bronze. O segundo lugar no quadro geral ficou com a Etiópia, que também terminou com um total de cinco pódios. Porém, quatro deles foram obtidos com medalhas de ouro, além de ter conquistado uma prata.

A Grã-Bretanha, dona da casa, ficou logo atrás do Top 3 na classificação geral, em quarto lugar, com dois ouros, uma prata e quatro bronzes, enquanto a França, com dois ouros e um bronze, fechou o grupo dos cinco primeiros. E este posto foi assegurado apenas neste domingo com o triunfo de Renaud Lavillenie, campeão da prova do salto com vara na qual o brasileiro Thiago Braz, atual campeão olímpico, decepcionou ao terminar apenas na 12ª colocação.

BRASIL EM 18º - O Brasil, por sinal, terminou o Mundial na 18ª posição, empatado com Catar, Áustria, África do Sul e Canadá, todos com uma medalha de prata cada um. O único pódio da equipe brasileira em Birmingham veio com o segundo lugar obtido por Almir Júnior na prova do salto triplo no último sábado.

Embora a 18ª colocação não seja um posto de destaque no quadro geral, o Brasil pode comemorar o fato de que ficou à frente de outros dez países que subiram pelo menos uma vez no pódio no evento encerrado neste domingo. Um deles é a Espanha, que contabilizou dois bronzes. Bélgica, Estônia, Itália, Grécia, Portugal, Quênia, Marrocos, Suíça e Trinidad e Tobago, todos com um bronze cada um, foram as outras nações que figuraram atrás dos brasileiros na classificação.

CONSOLAÇÃO COM RECORDE - Batidos na prova final do Mundial pelos poloneses, os Estados Unidos tiveram como outro consolo para esta surpresa a conquista do ouro por parte da sua equipe feminina na mesma prova do revezamento 4x400m. E esta vitória foi abrilhantada por vir com o novo recorde da competição, com o tempo de 3min23s85.

A marca foi cravada pelo quarteto formado por Quanera Hayes, Georganne Moline, Courtney Okolo e Shakima Wimbley, que superou em quase meio segundo o recorde anterior, de 3min23s37, e este tempo alcançando neste domingo foi o segundo melhor da história desta prova feminina em pistas cobertas.

Nesta disputa, a equipe da Jamaica cruzou a linha de chegada na segunda posição, mas teve o resultado desqualificado por causa de uma atleta que estava na ordem incorreta das velocistas quando recebeu a passagem do bastão. Essa punição fez com que o time da Polônia, bronze na pista, herdasse a medalha de prata, coroada com o novo recorde europeu indoor, de 3min26s09. Já a Grã-Bretanha, que fechou a distância em quarto lugar, ficou com o bronze com o tempo de 3min29s38.

Pontos moeda