Esportes

Por vaga na final do Paulistão, Palmeiras e Santos fazem nova decisão

Jogo de ida foi marcado pela grande atuação do goleiro palmeirense, que não permitiu o Santos balançar as redes. Hoje, no mesmo palco do jogo de ida, porém, com o mando de campo do Palmeiras, o Peixe precisa vencer por mais de um gol de diferença para avançar à final

Redação Folha Vitória

O primeiro finalista do Campeonato Paulista será conhecido nesta terça-feira e será o vencedor de um tira-teima particular. O Palmeiras recebe no Pacaembu o Santos, a partir das 20h30, com a vantagem de ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, no sábado, e favorito a desempatar o histórico recente de disputas decisivas entre os dois clubes.

Em 2015, o Santos levou a melhor sobre o Palmeiras na decisão do Campeonato Paulista e na semifinal do Estadual no ano seguinte. Por outro lado, o clube alviverde se deu bem sobre o rival em competições de âmbito nacional, ao ganhar a final da Copa do Brasil de 2015 e faturar no ano seguinte o Brasileirão, competição que teve o Santos como vice.

O novo capítulo da rivalidade entre os dois pode ter o mesmo desfecho de outros encontros recentes. Os pênaltis decidiram o vencedor em três dessas ocasiões decisivas e podem novamente ser necessários caso o Santos ganhe do rival por um gol de diferença.

O Palmeiras se mostrou precavido e no último treino praticou as cobranças, em um sinal de cautela contra o teórico favoritismo de ter vencido o confronto diante da torcida adversária. "Tudo pode acontecer. A gente tem a vantagem de 1 a 0, mas não estamos classificados. Temos de treinar para ficar bem preparados", disse Keno.

O clube pediu para os jornalistas não acompanharem a prática de cobranças de pênaltis. A formação deve ser a mesma do último sábado, exceto pela mudança na lateral direita. Marcos Rocha sente dores musculares e deve dar lugar ao meia Tchê Tchê, que será improvisado na posição. O lateral-esquerdo Victor Luís era dúvida por lesão, porém está recuperado.

A grande atuação do goleiro Jailson contra o Santos fez o clube comemorar o esforço realizado até a véspera da partida para conseguir liberá-lo de uma punição. Novamente o jogador estará em campo e pode ser um trunfo se tiver disputa de pênaltis.




Do lado santista, o goleiro Vanderlei também tem bom currículo em defesas de cobranças de pênalti, principalmente pelo retrospecto no Campeonato Brasileiro do ano passado. Porém, apesar dessa confiança, a preocupação do time está em conseguir vazar Jailson.

"Existem estudos (sobre penalidades) hoje em dia. Assim como sei que o Jailson tem um lado forte, ele sabe o meu. Não é só demérito do atacante, é preciso reconhecer também o mérito do goleiro", comentou o atacante Gabriel.

O Palmeiras vendeu 28 mil ingressos para o duelo e conta com um ótimo retrospecto no Pacaembu. São nove partidas seguidas sem perder no local, além de cinco jogos consecutivos sem levar gol. Por isso, mesmo com o desfalque de Borja, convocado para a seleção colombiana, a equipe não tem sofrido para conseguir os resultados esperados.

Na preparação para a missão de derrotar o time de melhor campanha, o Santos teve obstáculos no último treino. Na manhã de segunda-feira, no CT Rei Pelé, o técnico Jair Ventura precisou poupar cinco titulares.

O zagueiro David Braz, os volantes Alison e Renato e os atacantes Gabriel e Eduardo Sasha não foram a campo, mas estão confirmados. A maior parte do trabalho foi fechada à imprensa. A única dúvida do técnico Jair Ventura está no meio-campo. Titular no sábado, Diogo Vitor deve sair. Jean Mota é favorito para entrar na equipe, porém Vitor Bueno, Arthur Gomes e Vecchio também têm boas chances.

O Palmeiras precisará atuar no Pacaembu, pois o Allianz Parque está fechado para receber o show da banda inglesa Depeche Mode. Se o time passar à decisão, poderá voltar a atuar normalmente dentro do seu estádio.

CLASSIFICADO DEFINE TABELA - O clássico que vai apontar o classificado entre Palmeiras e Santos vai definir a data dos jogos das finais do Paulistão. Se o time alviverde passar, terá obrigatoriamente de atuar a primeira partida da final no sábado, pois na terça-feira tem jogo marcado pela Copa Libertadores contra o Alianza Lima, no Allianz Parque.

A impossibilidade de remarcar o jogo válido pela competição sul-americana é o que vai nortear a escolha da data da decisão, caso o Palmeiras se classifique. Porém, no cenário com o Santos garantido na decisão, as duas partidas das finais seriam nos domingos 1º e 8 de abril. Com pior campanha entre os quatro semifinalistas, o Santos seria mandante no primeiro jogo da possível final. Já o Palmeiras jogaria a segunda em casa.

Pontos moeda