Esportes

Dono do Clippers é banido da NBA após escândalo de racismo

O Los Angeles Clippers é oficialmente uma casa sem dono. Donald Sterling foi banido nesta terça-feira por Adam Silver, comissionário chefe da NBA. Após declarações racistas de Sterling serem divulgadas, Silver se viu sem saída. Segundo o comissionário, as visões do ex-dono do Clippers são inaceitáveis.

Uma gravação de uma chamada de telefone de Donald Sterling com sua namorada foi o motivo de toda a polêmica. Sterling disse à ela que não desejava a presença de negros em jogos do Los Angeles Clippers no Staples Center, ginásio da equipe e também do Los Angeles Lakers.

O "desejo" de Sterling tinha endereço. Uma foto de Magic Johnson com a moça no Instagram irritou o empresário de 81 anos. Enciumado, Sterling foi cruel e disse que não queria que ela estivesse com "esse negro", adicionando comentários racistas à conversa.

A NBA é conhecida por suas rígidas regras de condutas e há tempos casos de racismo não acontecem na liga. Partido de um dono de equipe, então, é a primeira vez. A punição, claro, é nova, mas a conduta da liga neste caso deve ser a mesma que em casos de insolvência financeira. Donald Sterling será obrigado a vender a franquia, que pode sair de Los Angeles ou até ser comprada por um grupo de empresários ligado à Magic Johnson.

Sterling foi multado em 2,5 milhões de dólares, a maior punição da história da liga. Caso algum jogador da equipe se sinta ultrajado com a instituição pelas declarações que Sterling fez, a NBA lidará com a situação e o jogador encontrará uma nova casa.

O astro Magic Johnson, um dos envolvidos no caso e que pode ser o novo dono da equipe, deu declarações no Twitter agradecendo pela postura da liga e de Adam Silver. O comissionário chefe da NBA elogiou o ex-jogador e disse que ele será bem vindo como dono na liga.

Pontos moeda