Esportes

Fluminense e Vasco apostam em estratégias distintas para semifinal do Carioca

Independentemente do time que iniciará, o foco do Fluminense é um só: manter a ofensividade mesmo podendo empatar. "Estamos focados no Vasco"

Redação Folha Vitória

Uma fórmula esdrúxula, uma série de jogos com estádios vazios e, ainda pior, uma sequência de clássicos desinteressantes, com equipes reservas e sem qualquer apelo à torcida. Mas, enfim, depois de mais de três meses, o Campeonato Carioca tem sua primeira partida realmente decisiva neste sábado, com a disputa das semifinais entre Fluminense e Vasco, às 19 horas, no Maracanã.

E, para um duelo tão importante, as duas equipes apostam em estratégias totalmente distintas. O Fluminense, por exemplo, mesmo com a vantagem do empate, promete não abrir mão de seu futebol ofensivo. E, como tem sido costume, o técnico Abel Braga fechou parte dos treinos e fez mistério sobre a escalação.

Sem a presença de Henrique Dourado, ainda lesionado, Pedro deve ser mantido no time titular. Marquinhos Calazans, contudo, tem entrado bem e pode ficar com a vaga de Léo na lateral esquerda, enquanto Douglas e Wendel brigam pela posição no meio-campo.

Independentemente do time que iniciará, o foco do Fluminense é um só: manter a ofensividade mesmo podendo empatar. "Estamos focados no Vasco. Sabemos da nossa vantagem, mas não vamos pensar no empate, procuraremos vencer a partida. Nosso comportamento vai ser o mesmo que apresentamos ao longo do ano e, se Deus quiser, conseguiremos a vitória", destacou o atacante Pedro.

O Vasco, por sua vez, segue linha inversa à do Fluminense: é mais defensivo, aposta nos contra-ataques e não faz questão alguma de esconder a escalação. E, como já antecipou o técnico Milton Mendes, Guilherme Costa será a aposta para a semifinal.

O jogador irá substituir Andrezinho, que sentiu um incômodo no músculo adutor e não foi relacionado para o jogo. Mas, ao mesmo tempo, ajudará a dar mais velocidade para o Vasco, que precisa da vitória para se garantir na decisão.

"É um jogador (Guilherme) que estava lesionado quando cheguei e que entrou muito bem no jogo passado. Vinha demonstrando nos treinos que merecia uma oportunidade", elogiou Milton Mendes. "Com ele em campo, nosso time ganha corpo e mais velocidade, pois se trata de um jogador que consegue chegar rápido na defesa e no ataque."

Pontos moeda