Esportes

Árbitro relata agressão de Rafael Soriano em súmula; assistente registra BO

Arthur Gomes Rabelo também registrou que torcedores atiraram objetos na comissão técnica grená. Clube identificou as pessoas e será julgado pelo TJD-ES

Vitor Simões

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/YouTube TVE

A Federação de Futebol do Espírito Santo divulgou nesta segunda-feira (11) a súmula da partida entre Nova Venécia e Desportiva deste sábado (09), pelas quartas de final do Capixabão 2022. 

No documento, o árbitro Arthur Gomes Rabelo traz detalhes da expulsão do técnico Rafael Soriano, que ao final da primeira etapa em meio ao tumultuo deu uma cabeçada no nariz da assistente Marcielly Netto.

No campo de cartões vermelhos da súmula, o árbitro explica que a expulsão do treinador de maneira direta seria pelo fato do treinador ter agredido verbalmente a auxiliar com xingamentos.

LEIA TAMBÉM: Caso de agressão a assistente no Capixabão repercute em imprensa internacional

Confira o relato completo do árbitro na súmula da partida

"Expulsei com a aplicação do cartão vermelho direto no intervalo da partida o Sr Rafael Barcelos Soriano técnico da equipe Desportiva Ferroviária por, após o término do primeiro tempo, o mesmo invadir o campo de jogo indo em direção ao árbitro da partida protestando contra as decisões tomadas no campo de jogo, dizendo as seguintes palavras 'você está de sacanagem porra, foi pênalti ali e você não marcou, você acabou o jogo no escanteio carlho, você não pode fazer isso!' Nesse momento, dou um passo atrás para puxar o cartão vermelho e a Árbitra Assistente de n° 01 Marcielly Netto entra na frente dele para afasta-lo e pedir calma, e o mesmo diz 'tira a mão de mim, só porque é mulher vai ficar me encostando, vai se f....' .

A assistente em seguida diz 'pode expulsar ele, ele não pode estar aqui e ainda reclamando e me xingando'. Neste exato momento em que dou um passo atrás para puxar o cartão vermelho, o treinador parte em direção a ela e desfere uma cabeçada no nariz da assistente, sendo ele contido pelo Árbitro Assistente n° 02 Márcio Berger. Informo que o treinador foi afastado por seus atletas e ainda retornou em minha direção dizendo que não havia agredido a assistente e que ela estava fingindo a agressão. O mesmo foi conduzido para fora do campo de jogo por seus jogadores e membros de sua comissão técnica".

Ainda segundo o documento, a assistente Marcielly Netto registrou um boletim de ocorrência contra o ex-treinador da equipe grená após a partida.

Rafael Soriano foi demitido pela Desportiva ao final da partida após o ocorrido. O treinador também foi suspenso preventivamente, pelo Tribunal de Justiça de Desportiva do Espírito Santo (TJD-ES), por 30 dias. 

O pedido, realizado pela Procuradoria Geral, foi deferido no fim da noite deste domingo (10). Se julgado culpado, Soriano pode pegar um gancho de pelo menos 180 dias.

Nova Venécia identifica torcedores

Na súmula da partida, o árbitro também relatou que torcedores do Nova Venécia presentes no estádio Zenor Pedrosa Rocha atiraram objetos no campo para atingir jogadores e comissão técnica da Desportiva.

O clube veneciano já identificou os indivíduos e passou nome e documentos de identificação para a FES e registrados na súmula da partida. O caso ainda será julgado pelo TJD-ES.

Pontos moeda