Esportes

Desportiva x Nova Venécia termina com confusão na arquibancada; PM age e revolta torcedores

Tumulto tomou conta da arquibancada do Araripe no fim da partida. Policiais atiraram bombas de gás lacrimogêneo que causaram mais correria e revolta do público

Vitor Simões

Redação Folha Vitória
Foto: Samuel Gomes/ Nova Venécia FC

A partida entre Desportiva Ferroviária e Nova Venécia, pelas quartas de final do Capixabão 2022, terminou em confusão nas arquibancadas do estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica.

Para conter a confusão, a Polícia Militar (PMES) atuou com bombas de gás lacrimogêneo para cessar as provocações e causou correria e revolta dos presentes no estádio.

O tumulto teria acontecido após o segundo gol do time visitante, que venceu por 2 a 0, onde torcedores dos dois times trocaram ofensas. No primeiro tempo, após o gol que abriu o placar no Araripe, os dois lados da arquibancada já haviam trocado ofensas.

No intervalo, os policiais acionaram reforço e foi feito um cordão humano para isolar as duas torcidas, que antes estavam separados apenas por uma grade. A confusão, no entanto, retornou ao final da partida após um torcedor do lado grená arremessou uma lata em direção a torcida adversária.

Com isso, a Polícia Militar agiu para "dispersar os indivíduos" que, segundo a PM, queriam invadir o setor da torcida visitante.

Porém, segundo torcedores da Locomotiva Grená, os policiais fizeram uso de "força excessiva" uma vez que a área contava com a presença de famílias, crianças, idosos e até profissionais da imprensa que trabalhavam na partida. Houveram até ameaças de tiros com balas de borracha.

Segundo um torcedor da Desportiva presente no estádio, a ação da Polícia foi desastrosa e que não houve uma situação de confronto entre torcida que não pudesse ser facilmente controlada. Além disso, ressaltou que eram apenas poucos torcedores que realmente estavam querendo tumultuo, mas foi a maioria que sofreu.

"Estádio de futebol é lugar de entretenimento e programa para as famílias. Infelizmente ao invés de ajudar a controlar a situação a PM agiu de maneira descabida. Por sinal, a eles sempre agem de desproporcionalmente em jogos de futebol aqui do Estado. Porém, esse ato desastroso da PM não irá afastar as famílias dos estádios", declarou ao Folha Vitória.

Em nota, a Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES) informou que após a dispersão de turba, indivíduos lançaram objetos contra os militares, que para cessar a injusta agressão, novamente, utilizaram granada. Por fim, a PM declarou que "a atuação da PM foi encerrada sem notícias de feridos no local". Confira a nota na íntegra.

"Na noite do último domingo (03), policiais militares da Força Tática do 4º Batalhão e 17ª Companhia Independente foram acionados para dar apoio a equipes que realizavam o policiamento em um estádio no bairro Jardim América, em Cariacica, onde ocorria uma partida de futebol. 

De acordo com informações do Centro de Operações, no local tinha acontecido um confronto entre as torcidas rivais, não sendo possível controlar o conflito somente com os militares que estavam presentes. Quando as equipe chegaram ao local as torcidas rivais foram isoladas, por meio de um cordão policial. Uma tela com grade ao fundo, com aproximadamente 2,5 metros, também faziam a separação das torcidas. 

Próximo ao final da partida, alguns indivíduos de uma torcida se aproximaram do cordão de isolamento, que os separava dos torcedores adversários, e passaram a agredir verbalmente as pessoas. Eles foram advertidos reiteradamente para que se afastassem da área de isolamento, porém pegaram latas de cerveja e lançaram sobre a grade de forma a atingir os torcedores rivais. 

Na preservação da ordem pública e na integridade das pessoas que participavam do evento esportivo, foi necessário o uso de granada com o intuito de dispersar os indivíduos, assim como evitar que outros já se deslocavam pela arquibancada com o objetivo de invadir a área adversária. 

Foi iniciada a dispersão de turba, porém os indivíduos lançaram objetos contra os militares, que para cessar a injusta agressão, novamente, utilizaram granada. A atuação da PM foi encerrada sem notícias de feridos no local."

Pontos moeda