Esportes

Batalha Naval do Riachuelo é celebrada com regata no mar de Vitória

A regata será realizada para a classe Oceano e deverá reunir aproximadamente 80 velejadores, incluindo 15 aspirantes da Marinha, que virão do Rio de Janeiro especialmente para o evento

Regata 'Batalha do Riachuelo' tem largada prevista para as 11h de sábado, na Ilha do Socó Foto: Divulgação

Em comemoração ao 150º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, celebrada em 11 de junho, a Capitania dos Portos e o Iate Clube do Espírito Santo (ICES) realizarão neste sábado, dia 30, a regata que leva o nome da batalha histórica.

A regata será realizada para a classe Oceano (categorias RGS, Brasília 32 e Bico de Proa), deverá reunir aproximadamente 80 velejadores, incluindo 15 aspirantes da Marinha como tripulantes, que virão do Rio de Janeiro especialmente para o evento.

A largada está prevista para às 11 horas, da Praia de Camburi, na Ilha do Socó. Os atletas deverão fazer o seguinte percurso: contornar o arquipélago dos Pacotes por bombordo, passando pela Boia Verde, no cais das balsas da ArcelorMittal Tubarão, e pelo Pirulito, também por bombordo, chegando às mediações do canal do ICES. O retorno para o píer do Iate Clube está previsto para as 16 horas quando começará a premiação. 

Segundo o diretor de Vela, Manoel Porto, a competição já é tradicional no calendário de vela do clube. “A regata acontece para marcar um dos fatos mais importantes da história da Marinha do Brasil, a Batalha Naval do Riachuelo, um acontecimento que resultou na vitória da Esquadra Brasileira sobre as forças paraguaias”, explicou.

Aberto a velejadores de todo o país, o evento está com inscrições abertas no Iate Clube do Espírito Santo, até o dia da regata, no horário normal de expediente na secretaria de Vela.

Serviço:

Data: sábado, 30 de maio
Local: Ilha do Socó, em Jardim Camburi
Largada: às 11 horas
Encerramento e premiação: a partir das 16 horas

Pontos moeda