Esportes

Juventus e Barcelona fazem final inédita da Liga dos Campeões

Embate entre italianos e espanhóis na final do torneio continental será também uma representação de uma das melhores defesas do torneio contra um dos melhores ataques

Redação Folha Vitória
Morata, que no ano passado sagrou-se campeão da competição pelo Real Madrid, fez o gol que classificou a Juventus para a final Foto: ​Estadão Conteúdo

São Paulo - A classificação da Juventus para a decisão da Liga dos Campeões, nesta quarta-feira, garantiu mais uma inédita final do torneio continental. Com o Barcelona classificado após eliminar o Bayern de Munique, espanhóis e italianos se enfrentam no Estádio Olímpico de Berlim, no dia 6 de junho.

A Juventus retorna à final da Liga dos Campeões após 11 anos, eliminando justamente o atual campeão do torneio, Real Madrid. A última oportunidade ocorreu contra o Milan, em 2003, e foi decidida somente nos pênaltis. Também nos pênaltis, foi decidido o último título do maior campeão italiano de todos os tempos, contra o Ajax, em 1996, após empate em 1 a 1 no tempo normal.

Do outro lado do campo, em Berlim, estará o Barcelona, que busca consagrar um dos melhores times em que já montou. Com um ataque com mais de 110 gols marcados, Messi, Neymar e Suárez, buscam o quinto caneco da Liga dos Campeões na história do clube.

Habitual nas fases finais da competição desde 2008, o Barcelona só não esteve na semifinal na última temporada, eliminado precocemente pelo finalista Atlético de Madrid. Antes disto, foram conquistados dois títulos (2009 e 2011) e quatro terceiros lugares (2008, 2010, 2012 e 2013).

O embate entre italianos e espanhóis na final do torneio continental será também uma representação de uma das melhores defesas do torneio contra um dos melhores ataques.

Enquanto a linha defensiva da Juventus, apoiada em Chielini, Bonucci e Buffon, base da seleção italiana, tomou apenas sete gols em 12 jogos, os jogadores do Barcelona, marcaram 29 vezes no torneio, dez apenas com o artilheiro da competição, Lionel Messi. Neymar aparece logo atrás, com nove gols marcados. Cristiano Ronaldo foi eliminado também com 10.

Pontos moeda